Terça, 20 de novembro de 2018
(94) 99153-9530
Cidades

26/09/2018 ás 16h31

Moraes Filho

Xinguara / PA

Pará vai ganhar mapa com o cultivo do cacau no estado.
Na região sudeste destaca-se os município de São Félix, Tucumã e Ourilândia do Norte
Pará vai ganhar mapa com o cultivo do cacau no estado.

"O grupo da Embrapa, Ceplac, Emater e secretarias municipais percorreram nove municípios da região para mapear junto aos produtores a extensão das áreas de cultivo e o número de agricultores no território."


Além da Transamazônica, o trabalho abrange as regiões Nordeste Paraense (Tomé-Açu e Acará); Sudeste Paraense (Tucumã, São Félix e Ourilândia do Norte); Região das Ilhas (Cametá, Mocajuba, Baião e Igarapé Mirim); e Oeste do Pará (Rurópolis, Itaituba e Santarém).


Os municípios da região da Transamazônica receberam de 18 a 21/09 a equipe do projeto Mapcacau, cujo objetivo foi mapear as áreas com plantio de cacau (Theobroma cacao) no estado do Pará. O grupo da Embrapa, Ceplac, Emater e secretarias municipais percorreram nove municípios da região para mapear junto aos produtores a extensão das áreas de cultivo e o número de agricultores no território. O mapa do cacau deverá ser lançado em 2019, nas versões impressa e digital, cobrindo todo o estado.


O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, com uma produção estimada em 113 mil toneladas, em 2018, pelo IBGE. Porém, especialistas afirmam que a extensão do plantios ainda é subdimensionada, isso porque o cacau é uma espécie cultivada com sombreamento de outras árvores, o que dificulta a identificação dessas áreas. Por isso, o trabalho de mapeamento envolve análise de imagens de satélites, informações do Cadastro Ambiental Rural e do banco de dados da Ceplac, combinando-as à checagem no campo junto aos produtores e técnicos locais.

FONTE: EMBRAPA

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados