Terça, 20 de novembro de 2018
(94) 99153-9530
Geral

03/10/2018 ás 17h25 - atualizada em 03/10/2018 ás 17h35

Moraes Filho

Xinguara / PA

PGE discute suspensão das atividades da Hydro
A empresa suspendeu totalmente as operações nos municípios de Barcarena e Paragominas
PGE discute suspensão das atividades da Hydro

Em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (3), na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Belém, representantes do órgão e das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) discutiram a decisão da empresa Hydro de suspender as operações das refinarias Alunorte e Mineração Paragominas no Estado do Pará.


A mineradora justificou a suspensão dizendo que a área de depósito de resíduos de bauxita 1 alcançou sua capacidade máxima. De acordo com o secretário da Semas, Thales Belo, a justificativa não tem fundamento, já que a própria empresa já havia informado que a vida útil do depósito só encerra em maio de 2019. “O Estado quer que a empresa nos traga a motivação de que essa vida útil acaba agora. Se não informarem, atuaremos em campo e, dependendo do que for encontrado pela equipe técnica, tomaremos medidas”, garantiu.


Para o Procurador Geral do Estado, Ophir Cavalcante Júnior, a mudança de posicionamento da empresa foi repentina. “Fomos surpreendidos com a ação da mineradora. Cerca de 11% da bauxita mundial está aqui e esse empreendimento traz muito lucro para a empresa. Não vejo sentido na retirada. É muito estranho, mas precisamos apurar melhor e analisar os motivos técnicos”, comentou.


O Procurador ainda adiantou que a Hydro terá que apresentar ao Estado e à população o motivo de suspensão das atividades. Além disso, afirmou que o Governo luta para manter os cerca de 10 mil empregos vinculados à mineradora e que essa é a prioridade no momento.



Leia mais:


Hydro suspende atividades no Pará


Hydro não define o impacto social e econômico da paralisação das atividades

FONTE: Por: Redação Integrada ORM

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados