domingo, 26 de maio de 2019
(94) 99153-9530
Política

10/03/2019 ás 15h19 - atualizada em 10/03/2019 ás 15h26

Moraes Filho

Xinguara / PA

Deputado do PA é como campeão de pedidos de passaportes diplomáticos
Metade dos passaportes especiais concedidos pela Câmara é para parentes de deputados; prática é irregular
Deputado do PA é como campeão de pedidos de passaportes diplomáticos
Celso Sabino, do PSDB, requereu 6 passaportes diplomaticos, ele é estreante na Câmara dos Deputados

O deputado federal Celso Sabino (PSDB), eleito pela 1ª para o cargo no ano passado, é o campeão de solicitações de passaporte diplomáticos à Câmara dos Deputados, no total de 6 — para ele, a esposa e 4 filhos.


O privilégio é antigo na Casa, e vai na contramão das novas práticas políticas pregadas nas eleições do ano passado. Pior: fere a legislação.


“Além de um decreto de 2006, uma portaria do Itamaraty de 2011 regula a emissão do documento. A regra diz que a concessão e a utilização do passaporte especial para parentes ‘estará vinculada à missão oficial do titular e, portanto, terá validade pelo prazo da missão”’, dizem os jornalistas Bruno Góes e Eduardo Bresciani, que assinam uma reportagem de O Globo sobre o caso.


                           


                                                              Fonte: O Globo


Segundo o jornal, não há nenhum registro no site da Câmara que Celso Sabino irá participar de missão oficial internacional.


“Não pretendo usar, a não ser em missão oficial”, justificou o parlamentar paraense.


O portador de passaporte diplomático tem privilégios no exterior, como a dispensa de filas e visto para alguns países e tratamento menos rigoroso de autoridades.


Enquanto o cidadão comum precisa arcar com o custo da emissão do documento de R$ 257,25, o passaporte diplomático sai de graça para autoridades, seus filhos e cônjuges.


VEJA AQUI INFORMAÇÃO COMPLETA  


 

FONTE: COM INFORMAÇÕES DE O GLOBO

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados