domingo, 21 de julho de 2019
(94) 99153-9530
Cidades

13/04/2019 ás 17h03 - atualizada em 13/04/2019 ás 18h02

Moraes Filho

Xinguara / PA

Rio Maria: 10ª Conferência Municipal de Saúde é realizada com sucesso
As propostas aprovas serão encaminhadas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
Rio Maria: 10ª Conferência Municipal de Saúde é realizada com sucesso

A Prefeitura de Rio Maria, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu nos dias (11 e 12 de abril), no salão paroquial da igreja católica e contou com a participação de autoridades políticas, segmentos sociais e representativos do SUS como prestadores, gestores, trabalhadores e usuários.    Durante a conferência participaram ainda, o Grupo de Dança de Rio Maria “Aquarela”, com apresentações culturais e poesias com os poetas Inácio Claro Barbosa e Maria Ildierene.  


A conferência, que é realizada de quatro em quatro anos, teve como teve como tema principal “Democracia e Saúde”, subdividida em eixos, como “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema único de Saúde”, para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.



A Conferencia em Rio Maria teve como palestrantes Drª. Ana Patrícia da Gama Bittencourt, Dr. Cleber Rezende, Domingas Alves de Sousa e Dr. Pedro Anaisse.


As propostas levantadas pelos grupos de trabalho foram apresentadas e aprovadas em plenária e agora serão encaminhadas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.



O secretário de Saúde, Wanderley Milhomem, destacou em seu pronunciamento a importância da participação da comunidade na área da saúde. “É um direito de cidadania, garantido pela Constituição Federal e que gera uma discussão em conjunto visando à melhoria do atendimento à população”, pontuou.


Na opinião da presidente do Conselho de Saúde, Marlete Alves, a mobilização foi fundamental para a gestão analisar as demandas e prioridades locais e formular propostas de melhorias para dar mais qualidade de vida e melhores condições a população do município. “Tudo transcorreu dentro da normalidade e gostaria de agradecer a todos os presentes pelo empenho entendendo que o assunto é de grande relevância”, afirmou Marlete Alves.



Ao lado de vereadores, secretários de governo e do vice, José Soares Lopes (Zezinho), o prefeito Francisco Paulo Barros Dias (Paulinho), falou da busca incessante de seu governo por uma saúde melhor para a população.


“É por meio de críticas construtivas e sugestões que a gente pode avançar para poder minimizar o sofrimento de quem é usuário do SUS. “Todo investimento que a gente faz na saúde, as melhorias que já são visíveis, têm único objetivo que é o bem-estar da população de Rio Maria’, destacou.  


Paulinho também falou dos avanços e benéficos na área de saúde do município como a construção e termino do hospital municipal.


A Conferência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal e pelo Conselho Municipal de saúde.





FONTE: Marelete Alves - Especial Rio Maria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados