Terça, 23 de julho de 2019
(94) 99153-9530
Política

24/04/2019 ás 09h26 - atualizada em 24/04/2019 ás 10h09

Moraes Filho

Xinguara / PA

Eleições 2020: João Cleber lidera pesquisa para prefeito de São Félix do Xingu
João Kleber tem mais de 60% da intenção de votos entre os 7 potenciais pré-candidatos ao cargo
Eleições 2020: João Cleber lidera pesquisa para prefeito de São Félix do Xingu
Ex-prefeito João Cleber (MDB) e Minervina prefeita (PDT)

A população de São Félix do Xingu, no sul Pará, deve eleger no próximo ano, pela 2ª vez, ao cargo de prefeito o pecuarista João Cleber (MDB), 57 anos. É o que aponta a Destak Publicidade e Pesquisa, em levantamento realizado no início deste mês.


Seria uma vitória acachapante se a eleição fosse realizada hoje. Prefeito do município entre 2013 e 2016, João Cleber aparece em 1º lugar disparado tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Nessa, por exemplo, ele tem mais de 60% da intenção de votos entre os 7 potenciais pré-candidatos ao cargo.


Quem mais se aproxima dele, a atual prefeita Minervina (PDT), aparece com apenas 10% da preferência dos eleitores. Em 2016, a pedetista derrotou João Kleber na disputa municipal.


Neste levantamento da Destak, o primeiro do ano no município, foram ouvidas 400 pessoas, nas áreas urbana e rural. A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, para mais ou para menos.


Na pesquisa estimulada, quando o nome dos candidatos é mostrado aos entrevistados, o cenário tem a configuração abaixo.


                          


Destak também testou para 2020 o mesmo cenário de 2016, quando só João Cleber e Minervina disputaram a prefeitura. Nessa situação, o pecuarista alcança a elevada marca de 73% da preferência popular.


Na pesquisa espontânea, em que os eleitores escolhem livremente seus candidatos, João Cleber aparece na frente com mais de 50% das intenções de votos. Conforme o gráfico abaixo.


                         


A Destak avaliou ainda os primeiros 3 meses dos governos de Helder Barbalho (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL), assim como a atual gestão de Minervina. Barbalho e Bolsonaro, de acordo com a pesquisa, desfrutam de bom desempenho.


A prefeita, porém, detém um dos índices de impopularidade mais altos do estado. Ultrapassa a 80%.


                         


Avaliação para vereador


                     


Veja pesquisa em PDF >>         https://drive.google.com/open?id=14VEdITl_pIH2ZuDKLvRg1hyXLMUtmOp3 


 


Confira mais 5 informações colhidas nessa pesquisa:



O governo Helder Barbalho é melhor avaliado do que o de Jair Bolsonaro em São Félix do Xingu. A avaliação boa e ótima do primeiro chega a 63%; a do segundo, a 48%.



Os nomes mais lembrados na pesquisa espontânea para vereador em 2020 é de Raylson da Saúde e João Batista Abreu, ambos citados por 11,7% dos entrevistados. Evaldo, com 8%, aparece em 3º.



A decepção com o governo Minervina pode ser aferido pelo nível de rejeição dela detectado na pesquisa. 69% responderam que não votariam nela para eleição. Detalhe: 43% dos entrevistados votaram em Minervina para prefeita em 2016.



Das ações de Minervina na Prefeitura de SFX, a mais lembrada é da “asfalto nas ruas” (16,5%) e “postos de saúde” (9,7%). Mais quem lidera é “não tem nenhuma” ação (33%).


Dados da rejeição entre os candidatos



A internet, com sites, blogs e redes sociais, incluído o WhatsAPP, lidera o tipo de mídia que a população mais utiliza para se manter informada no município — 39%. Seguido da televisão, com 34%, e do rádio (24%)


 

FONTE: COM O BLOG DO JESO

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados