Terça, 23 de julho de 2019
(94) 99153-9530
Cidades

27/04/2019 ás 20h01

Moraes Filho

Xinguara / PA

Tucumã: Secretário de Saúde orienta população para melhor eficácia do atendimento do SAMU -192
A iniciativa é respaldar o serviço da equipe e rapidez no atendimento aos pacientes
Tucumã: Secretário de Saúde orienta população para melhor eficácia do atendimento do SAMU -192
Roney Braga Wydiamaior/ Fotos/ Colaboração/ Juscelino Menezes.

O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco. Pondera, Raphael Antônio.


Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.


O Secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, explica que ao lado do paciente o solicitante do serviço terá condições de responder perguntas essenciais feitas pelo médico regulador. As informações repassadas ajudam o médico a detectar de forma mais rápida as necessidades da vítima e a definir qual recurso deve ser enviado.


Prioridade


O Samu 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco. Pondera, Raphael Antônio.


Deve-se ligar para o número 192 em situações de urgência, tais como parada cardiorrespiratória; acidente de trânsito com vítima; queimadura grave; suspeita de acidente vascular cerebral (derrame); choque elétrico; dor forte no peito, pois pode ser infarto; queda grave, em que a pessoa bate a cabeça, por exemplo; queda ou outro acidente que ocasione fratura, entre outras situações.


Quando isso acontecer com alguém, disque 192 e um médico fará o atendimento, que poderá ser o envio de uma ambulância ou uma orientação por telefone. Para realizar atendimentos, o Samu 192 de Tucumã possui unidade básica e avançada, com ambulância e com uma equipe treinada conforme normas do Ministério da Saúde. 


Saiba como utilizar o Samu 192


- Manter-se próximo à vítima;


- Tentar manter a calma;


- Informar ao telefonista o endereço, pelo menos dois pontos de referência e idade aproximada do paciente. Caso saiba, também informar as doenças conhecidas do paciente;


- Descrever com clareza o que aconteceu, o que o paciente está sentindo e responder às perguntas do médico;


- Seguir as orientações passadas pelo médico.


Quando acionar o Samu 192


- Parada cardiorrespiratória;


- Dor forte no peito (infarto);


- Dificuldade de respirar/engasgo;


- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);


- Intoxicação (envenenamento);


- Queimadura grave;


- Choque elétrico;


- Acidente de trânsito com vítima;


- Queda grave e fratura;


- Afogamento;


- Surto psiquiátrico;


- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca;


- Trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o bebê.


                                          

FONTE: Roney Wydiamaior

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados