Segunda, 23 de setembro de 2019
(94) 99153-9530
Política

02/06/2019 ás 17h09 - atualizada em 02/06/2019 ás 17h38

Moraes Filho

Xinguara / PA

XINGUARA: Gestores de saúde de 15 municípios da região se reúnem em Xinguara
Entre as prioridades de pautas, foi discutido a situação do baixo estoque de sangue no Hemopa, e a construção do hospital em Ourilândia do Norte
XINGUARA: Gestores de saúde de 15 municípios da região se reúnem em Xinguara
O encontro pautou por prioridades que visam a melhoria do atendimento para toda a região. Fotos: Ricardo Valente

O município de Xinguara sediou nesta sexta-feira, 31, o encontro da Comissão de Intergestores Regional Araguaia, colegiado que reúne os secretários municipais de saúde dos 15 municípios da região. O encontro, que acontece mensalmente, sendo realizado em qualquer um dos municípios dentro da Regional, tem caráter deliberativo e de força política, com foco no fortalecimento do atendimento por meio da gestão pactuada.


Com as demandas constantes, os gestores unem forças em busca de melhorias, decidindo pelo que consideram prioridade e em seguida, encaminham à secretaria de Estado de Saúde.


Entre as prioridades de pautas desse encontro, além de outros assuntos, foi discutido a situação do baixo estoque de sangue no Hemopa, em Redenção. De acordo com Áurea Rodrigues, assistente social do Hemopa, daquela cidade, lá é atendido todos os 15 municípios da região. Segundo ela, de 2018 para cá, houve um aumento considerável em transfusões de sangue, que era algo entre 250 e 300, por mês, chegando agora a 450 no mesmo período.


                       


                           Colegiado reune 15 municípios


Além das doenças que exigem transfusões, segundo ela, há também um aumento considerável de atendimentos de pessoas vítimas de acidente de trânsito, que se torna uma das maiores necessidades, nos Hospitais Regionais. “Estamos dialogando com os representantes dos municípios para buscarmos uma alternativa que viabilize a captação de doadores, para assim garantirmos o aumento e a regularidade no banco de sangue do Hemopa”, justificou.


Para abastecer o banco de sangue do Hemopa em Redenção, ficou decidido pela aprovação de um plano, onde constará as ações sob responsabilidade de cada município, de forma alternada, para tornar possível a ida de doadores até o centro de coleta.


O colegiado debateu ainda, mesmo não estando em pauta, o anúncio da construção do Hospital Regional de Ourilândia do Norte, no sudeste paraense, feito recentemente pelo Governador Helder Barbalho, quando esteve em visita na cidade de Floresta do Araguaia, também veio a ser discutido no encontro.


                       


                                     João Wanderley, Secretário Executivo da CIR


Para o secretário executivo da CIR, João Wanderley, conhecido por Maguila, a construção do HR de Ourilândia é uma demanda pleiteada, já tendo sido discutido em outras ocasiões, até mesmo ideia de um Consórcio, pela Comissão, por entender que existe uma sobrecarga de atendimentos nos regionais de Redenção e de Conceição do Araguaia. “Estamos aqui para discutir e apresentar propostas, considerando que as decisões são tomadas em colegiado, o que traz maior força para as realizações”, argumentou.


Sobre a construção do HR de Ourilândia, a secretária de Saúde daquele município, Marinalva Soares, disse que se trata de uma conquista que contempla a todos na região Araguaia, informando ainda que “Ourilândia do Norte já vive essa expectativa para poder contribuir com a região no tocante ao atendimento de alta complexidade, e nesse fórum discutimos e aprovamos as prioridades que devemos apresentar para o secretário de Saúde do Estado”, declarou.


A Comissão entendeu que a preferência como atendimento especializado para o Hospital Regional de Ourilândia devera ser o oncológico.


                        


                                      Janaína Pereira, Secretária de Saúde de Xinguara


A secretária de Saúde de Xinguara, Janaína Pereira, ao falar do evento enfatizou sobre a importância que tem sido a união de todos na busca da melhoria do atendimento da saúde na região. “Esse encontro nos proporciona um aprendizado com a interação de conhecimento, como também é onde deliberamos sobre ações e obras que venham atender a população”, disse.


O local escolhido para o evento foi o Centro de Convivência dos Idosos, onde aconteceram as palestras e as decisões. Os participantes almoçaram no local, onde há uma ampla estrutura já preparada para esse tipo de evento.


 

FONTE: Com informações do blog Roserval Ramos

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados