domingo, 21 de julho de 2019
(94) 99153-9530
Brasil

18/06/2019 ás 09h26 - atualizada em 18/06/2019 ás 18h25

Moraes Filho

Xinguara / PA

18 de junho: As rapidinhas da Política
FIQUE POR DENTRO
18 de junho: As rapidinhas da Política

Agora é pra valer!


Xinguara sai na frente na corrida pela ocupação da cadeira mais cobiçada da política municipal – aquela que está no gabinete do prefeito – que além de ser a mais cobiçada é também a mais disputada.


Pré-candidatura


Inicialmente havia só Amarildo Paulino na corrida pelos votos, agora a coisa mudou: Estão na corrida mais três candidatos, e já se fala no quarto, no quinto, sexto, sétimo, oitavo e nono.


Pré-candidatura 2


Quem já deflagrou candidatura em Xinguara foi Amarildo, Vilmones, Janaína, Dr. Rivelino e Dr. Moacir. Mas nos bastidores se fala muito em Roberto, Dr. Joel Lobato, Davi Passos e a dupla Henrique Lauriano e Teá.


Pré-candidatura 3


Pressupondo que todos saíssem candidatos em 2020, o vencedor seria eleito com até 4 mil votos. Basta recorrer ao número de eleitores do município (Conforme dados do TRE) que é de 30.525, que chegaremos a um exato de 3.391 votos para cada um dos nove que se apresentam no momento.


Pela lógica


Não necessita de grande esforço para entender que Xinguara não terá mais de três candidaturas de qualidades pleiteando a gestão municipal, em 2020. Quando falo de qualidade, falo de competência, falo de Know-how, falo de bom carácter, falo de pessoa experimentada na gestão pública...coisa desse nível.


                       


                                        JANAINA


Confirmado


Com a presença do deputado federal, Joaquim Passarinho (PSD), a secretária de Saúde do município, Janaína Pereira, teve seu nome confirmado como pré-candidata à prefeito do município. O partido recebeu importantes nomes como do vereador Jacó, Edelson Lima, Estelino da Trindade, dentre outros.


Confirmado 2


Durante reunião de diretoria e correligionários, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), decidiu lançar Dr. Moacir como pré-candidato à prefeito. O ex-prefeito de Rio Maria, que mora há vários anos em Xinguara, tem seus méritos, como profissional da medicina e como político.


                       


                                          DR. MOACIR


Confirmado 3


Dr. Moacir foi prefeito em Rio Maria quando Fernando Henrique era presidente do país. Nessa época os municípios não recebiam ajuda federal e a inflação bastante elevada. Mesmo com verba escassa, Moacir trabalhou no município e saiu da política de cabeça erguida, sem nenhuma cicatriz em sua vida pública. Logicamente é um dos bons nomes para administrar Xinguara.


                        


Vilmones ao lado do prefeito Osvaldinho, têm obras educacionais em todo o município


No auge


O professor e secretário de Educação, Vimones Silva, segue agenda de reuniões com lideranças políticas locais, e visita aos eleitores do município. Vilmones administra uma das mais importantes pastas da gestão pública, e desde o início da gestão vem se empenhando pela melhoria do setor educacional.


No auge 2


Em sua gestão o município avançou na construção de creches, quadras cobertas e climatização de salas de aula. As crianças da rede de ensino infantil estudam em salas modernas, climatizadas, com área de recreação, alimentação escolar com acompanhamento nutricional e com professores e monitores de sala. Não é atoa que seu nome está em pleno crescimento.


Política ou Educação


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará/Subsede Xinguara e a Comissão de Educação do poder Legislativo, estão em pé de guerra. A confusão já foi parar no Ministério Público que dará a palavra final.


                        


                            VEREADOR LEANDRO E MARIA REIS


Política ou Educação 2


Tudo começou com aquele pedido de CPI para investigar as contas da SEMED. Na Câmara o vereador Leandro Gomes (PSDB), não concordou com as denúncias oferecidas pelo Sintepp e abriu fogo contra a gestão de Maria Reis, coordenadora do sindicato. Maria Reis diz que o papel do vereador é fiscalizar as denúncias feitas pelo Sintepp e o vereador acusa a coordenadora de má gestão e falta de transparência.


Troca de partido


O vereador Edelson Lima, trocou o MDB de Helder Barbalho pelo PSD de Joaquim Passarinho. A troca segundo Edelson vai facilitar sua volta ao poder legislativo em 2020. Na visão de outros o ex-vereador pode ter dado um “tiro” no pé.


Troca de partido 2


E por falar nisso há quem diga que o vereador Dito do Cinema poderá trocar o ninho pelo MDB. Quem fala do assunto se justifica dizendo que o vereador, inclusive já teria decidido apoiar a candidatura de Amarildo Paulino


Queda do ninho


Pelo andar da carruagem, vai sobrar poucas lideranças no PSDB de Xinguara. O Partido não tem ninguém de peso para concorrer a sucessão de Osvaldinho Assunção, e os mais votados pelo partido no pleito passado, ao cargo de vereador já se transferiram para o PSD.


                       


Queda do ninho 2


Não só em Xinguara que os tucanos estão ficando sem lideranças. Se procurarmos na região sul do Pará, o partido não tem grandes nomes com Know-how para pleitear as prefeituras em 2020, com exceção ainda, de Paulinho em Rio Maria e Dr. Celso em Tucumã. Se eu estiver enganado me corrijam.


Pau D’arco


Naquele município lideranças locais afirmam que o ex-prefeito Maurício Cavalcante, dificilmente ficará de fora do páreo em 2020. Em sua gestão, o ex-prefeito trabalhou bastante e goza de elevado prestígio no município.


                       


                                            MAURÍCIO


Pau D’arco 2


Maurício Cavalcante foi prefeito e contou com pouca ou quase nenhuma ajuda do então governador Simão Jatene. Dessa vez, Cavalcante espera retornar à prefeitura e com apoio de seu padrinho Helder Barbalho governador do Estado.


                       


É sua vez


Em Sapucaia, município distante 35 quilômetros de Xinguara, sul do Pará, tudo caminha favorável para a eleição de Cleiton Garcia (PSC). Na política, Garcia mantém sua humilde forma de ser e de tratar as pessoas e, ao que tudo indica, sua personalidade está caindo na graça do povo sapucaiense, e não há quem negue que em 2020, será a vez de Garcia ser eleito prefeito no município.


Vice é vice


Assim é o dilema que segue o vice-prefeito de Sapucaia, Hilton Lima. Ele que poderia ser um nome apresentado pelo atual gestor, Marcus Vinicius, ainda não tá bem afinado para garantir esse apoio. Se ainda há algum proposito em ser o candidato de Marquinho, Lima deve se apresentar mais, como um articulador, e não como apenas um simples, vice.


                       


                                                 Tucumã


Será uma grande surpresa o nome defendido por Adelar Pelegrini para sua sucessão. Dizem que Junior Bezerra e o atual vice Dr. Miguel estariam fora de cogitação. Nesse caso restaria os nomes do vereador Savanas e do secretário de Saúde, Raphael. Mas é evidente que que nada está definido por enquanto.


Por/Moraes Filho

FONTE: JORNAL MANANCIAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
MORAES FILHO

MORAES FILHO

Blog/coluna comentarista político
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados