Segunda, 16 de setembro de 2019
(94) 99153-9530
Cidades

13/09/2019 ás 01h00

Moraes Filho

Xinguara / PA

Ourilândia: Vale diz que STF determinou retorno das operações de níquel de Onça Puma
O STF também determinou a liberação dos depósitos judiciais aos indígenas Xikrin do Cateté e Kayapo
Ourilândia: Vale diz que STF determinou retorno das operações de níquel de Onça Puma

A Vale informou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu nesta quinta-feira pelo retorno das operações das minas e usina de Onça Puma, empreendimento de níquel da mineradora em Ourilândia do Norte (PA).


Com a liberação, as minas de Onça e de Puma, que estavam paralisadas desde setembro de 2017, e a usina de processamento de níquel, parada desde junho deste ano, retornam às atividades, disse a Vale.


As operações da Vale estavam paralisadas por ordem judicial devido a questões relacionadas a supostos danos ambientais em áreas indígenas.


SEGUE APÓS A MÍDIA



Segundo a Vale, o STF também determinou a liberação dos depósitos judiciais aos indígenas Xikrin do Cateté e Kayapo, que estavam bloqueados por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Mandado de Segurança impetrado pela mineradora.


Na decisão assinada pelo ministro Dias Toffoli, ficou acordado que seja repassado o valor de R$ 30 milhões de reais liberados. Sendo 16 milhões para os índios da etnia Xikrin e 14 milhões para os índios  kayapós .



As manifestações feitas pelo povo de Ourilândia, contribuiram também na decisão do STF


A Vale é a maior produtora global de níquel, mas suas operações estão principalmente no Canadá.


Com informações da Vale

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados