Segunda, 18 de novembro de 2019
(94) 99153-9530
Política

07/11/2019 ás 19h01

Moraes Filho

Xinguara / PA

Bolsonaro diz que redução de municípios corrige abuso
Brasil tem atualmente cerca de 1,2 mil cidades com menos de 5 mil habitantes
Bolsonaro diz que redução de municípios corrige abuso
Presidente defendeu redução do número de municípios brasileiros Foto: PR/Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa, nesta quarta-feira (6), da redução do número de municípios pequenos no país e ressaltou que a proposta do governo corrige um abuso do passado, já que há unidades federativas que não têm autonomia financeira.


Na saída do Palácio do Alvorada, onde conversou com um grupo de simpatizantes, ele ressaltou que muitas das pequenas cidades só sobrevivem no país graças a transferências do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).


Bolsonaro indicará ministro para ir à posse de Fernández
Filhos de R. R. Soares podem assumir Secretaria de Cultura
Com MP, Bolsonaro encerra monopólio da Casa da Moeda


Na terça-feira (5), o presidente apresentou PEC (proposta de emenda à Constituição) que institui uma nova regra para a fusão de municípios. A proposta prevê que cidades com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporadas pelo município vizinho.


– Abusaram no passado. Tem município que vive graças ao Fundo de Participação dos Municípios, não tem renda, não tem nada. A população vai ter que concordar com isso aí, ninguém vai impor nada não – afirmou.


Pela medida, a brecha para fusão de municípios começaria a vigorar a partir de 2026. Uma lei complementar terá que ser aprovada até esta data para que seja definido o processo de fusão. O Brasil tem 1.253 municípios com menos de 5.000 habitantes, o que equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros (incluindo o Distrito Federal). Juntos eles somam 4,21 milhões de habitantes.


*Folhapress

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados