Sábado, 07 de dezembro de 2019
(94) 99153-9530
Geral

18/11/2019 ás 15h10

Moraes Filho

Xinguara / PA

NASA revela data em que asteroide do tamanho da pirâmide de Gizé poderia atingir Terra
Acredita-se que essa rocha espacial tem a capacidade de atingir a Terra com uma potência de 230 quilotons – valor 15 vezes maior que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima
NASA revela data em que asteroide do tamanho da pirâmide de Gizé poderia atingir Terra
© East News / Photoshot/REPORTER

A NASA acaba de anunciar quando um asteroide gigante, conhecido como JF1, atingirá a Terra se continuar na sua trajetória atual – e não falta muito tempo.


A agência espacial americana previu que uma rocha espacial de 128 metros de comprimento, equivalente ao tamanho da Grande Pirâmide de Gizé no Egito, poderia colidir com nosso planeta em 6 de maio de 2022.


As consequências dessa colisão seriam devastadoras, podendo destruir uma cidade inteira em segundos e causar milhões de mortes.


Acredita-se que essa rocha espacial tem a capacidade de atingir a Terra com uma potência de 230 quilotons de equivalente em TNT – valor 15 vezes maior que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima, de 15 quilotons.


Riscos do impacto


"Grandes NEO [Objetos Próximos à Terra] com mais de 140 metros teriam o potencial de causar danos severos a regiões ou continentes inteiros", diz um relatório entregue à Casa Branca em 2018 sobre os perigos do impacto de uma rocha espacial.


"Tais objetos atingiriam a Terra com uma energia mínima de mais de 60 megatons de equivalente em TNT, que é mais do que o dispositivo nuclear mais poderoso já testado. Felizmente, estes são muito menos comuns e são mais fáceis de detectar e rastrear do que NEO menores", acrescenta o relatório.


CC0



Asteroide (imagem referencial)


Embora a agência diga que a probabilidade de um asteroide atingir a Terra na data estimada ainda é bastante baixa (de 0,026%), o seu tamanho gigantesco e potencial impacto da colisão significa que seu movimento ainda está sendo observado de perto pelo sistema automático de monitoramento do possível impacto de asteroides contra a Terra (Sentry) da NASA.


 


 

FONTE: https://br.sputniknews.com

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados