Sábado, 07 de dezembro de 2019
(94) 99153-9530
Cidades

30/11/2019 ás 06h10 - atualizada em 30/11/2019 ás 06h41

Moraes Filho

Xinguara / PA

Tucumã recebe educadores do sul e sudeste para discutir construção da base curricular de 2020
Coordenadores pedagógicos, gestores escolares, professores de onze municípios participaram das instruções
Tucumã recebe educadores do sul e sudeste para discutir construção da base curricular de 2020

A cidade de Tucumã, na PA 279, sul do Pará, foi sede do I Encontro Formativo para Construção e Adequação do Currículo Municipal ProBNCC no estado do Pará. O evento foi promovido pela prefeitura de Tucumã, via Secretaria Municipal de Educação e Cultura com apoio da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (Amat Carajás), e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Foram dois dias de conhecimento e aperfeiçoamento aos participantes.


O Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), foi lançado pelo Ministério da Educação – MEC em abril deste ano, visando auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal na elaboração e implementação de seus currículos alinhados à BNCC.


A iniciativa está organizada em duas frentes. Uma para educação infantil e ensino fundamental, que em 2019 corresponde à formação dos profissionais de educação e revisão dos projetos pedagógicos, e outra para o ensino médio, referente à revisão e à elaboração dos currículos.



Prefeito Adelar Pelegrini com professores e gestores pedagógicos de Xinguara


Do evento que ocorreu no auditório da escola professora Beatriz de Moura Arias em Tucumã, participaram coordenadores pedagógicos, gestores escolares e professores das cidades de Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Água Azul do Norte, Xinguara, Rio Maria, Pau D’ Arco, Cumaru do Norte, Sapucaia, Bannach e Ananindeua.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE



CURRÍCULO MUNICIPAL


Marluci Martins, redatora da educação infantil na comissão ProBNCC, ressaltou a importância dos professores em compreenderem a necessidade de elaborar um currículo municipal à luz do que preconiza a BNCC e, agora, o documento curricular do estado do Pará. Feito isto, disse ela, “iremos assegurar que no estado as aprendizagens essências impostas pela BNCC de fato, irão acontecer em todas as salas de aula do Pará”.


Os professores receberam instruções para estarem juntos com as equipes de Educação nos seus respectivos municípios, construindo esse documento, tendo por base temas que estão constantemente em pauta, como carreira e formação dos trabalhos em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem.



Professor Agnaldo Dias e o prefeito Adelar Pelegrini


DIFERENCIAL


Após considerar um grande momento para a educação, o secretário de Educação de Tucumã, professor Agnaldo Dias deu boas-vindas aos presentes. “Sejam bem-vindos a esse momento tão importante que vem para trazer este diferencial, pois, estamos precisando de formação nesta área para chegar aos professores que estão na ponta da educação e começar a elaborar um jeito novo de fazer educação”.


O Vice-Presidente da AmatCarajás e prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini agradeceu o apoio do governo do Estado e destacou a importância de eventos como este para a educação, “É muito importante esse encontro, pois, valoriza o sul e sudeste do Pará e, é muito gratificante receber os municípios para um evento como esse”.



Secretário de Educação de Xinguara, Vilmones Silva


POLO EDUCACIONAL


Representando o setor educacional de Xinguara, esteve o professor e pré-candidato a prefeito, Vilmones Silva.  Por ser de um município modelo em educação, que sobressai aos demais na aplicação de recursos e qualidade do ensino, o secretário não titubeou ao comentar os avanços em seu município.


Após rápido histórico destacando a qualidade do ensino e seriedade na aplicação de recursos, Vilmones Silva, disse que Xinguara vive um grande momento no setor educacional. “Xinguara veio passando pelo processo da madeira, do ouro, e hoje se destaca na pecuária não sendo atoa que é considerada a capital do boi gordo. Além disso senhores estamos trabalhando com afinco para que o município, em curto prazo se torne um polo universitário do sul e sudeste do Pará”, salientou.


 



 


Com informações de Roney Braga Wydiamaior/ASCOM/PMT

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados