Sábado, 20 de outubro de 2018
(94) 99153-9530
Política

22/03/2018 ás 09h11

Moraes Filho

Xinguara / PA

Jader comemora cursos de medicina em 4 cidades do Pará
“Além de formar médicos para o Pará, o curso fortalecerá as unidades de saúde por meio de estágios e residências médicas"...
Jader comemora cursos de medicina em 4 cidades do Pará
Jader lembra que os cursos suprirão carências de médicos. (Foto: Divulgação)

Quatro municípios do Pará foram contemplados com a abertura de cursos de graduação em medicina em instituições de Educação Superior privada. Foram autorizadas, pelo Ministério da Educação, a criação de 50 vagas em Abaetetuba, Bragança, Cametá e Castanhal. Os municípios foram selecionados por meio do Edital nº 2, de 7 de dezembro de 2017, de chamamento público para implantação e funcionamento de cursos na área.


Durante o ano passado, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) fez inúmeros apelos à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC, para que fosse ampliado o número de vagas na área da saúde no Pará.


O senador Jader lembrou que o curso de medicina é um importante passo para suprir a carência de médicos para atender a população. “Com a vinda desses cursos, teremos também ampliados o atendimento, melhorando o sistema de saúde nos municípios. Esta é uma conquista que terá impactos positivos na saúde pública”, comemorou o senador.


Jader Barbalho lembrou que a responsabilidade dos gestores aumenta, uma vez que vai caber ao município apoiar o processo de seleção da instituição que implantará o curso de medicina no município e garantir suporte técnico e infraestrutura. “Além de formar médicos para o Pará, o curso fortalecerá as unidades de saúde por meio de estágios e residências médicas. É um marco na história dos municípios contemplados e por isso parabenizo os prefeitos, que não pouparam esforços para garantir a seleção de suas respectivas cidades”, ressaltou o senador



Prefeitos estiveram em Brasília para assinar termo de compromisso. (Foto: divulgação)


COMPROMISSO


Ontem, 21, os prefeitos de Cametá, José Valdori; Abaetetuba Alcides Negrão (Chita); de Bragança Raimundo Nonato; e de Castanhal, Pedro Coelho, estiveram em evento em Brasília com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para assinar o termo de compromisso. Com o termo para funcionamento do curso, o dirigente municipal e o gestor local do SUS garantem a disponibilização, para a Instituição de Educação Superior (IES) vencedora do certame, a estrutura de equipamentos públicos, disponibilidade da rede pública e programas de saúde necessários para a implantação e para o funcionamento do curso de graduação em medicina.


O prefeito de Abaetetuba, o Chita, agradeceu ao senador Jader Barbalho o empenho junto ao MEC para que os cursos de medicina fossem aprovados em quatro municípios do Pará. “A população de Abaetetuba agradece ao senador e à sua equipe a atenção dada aos técnicos do município e os inúmeros apelos para que essa importante conquista chegasse ao nosso município”, destacou o prefeito.


(Luiza Mello/Diário do Pará)

FONTE: DIARIO DO PARÁ

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados