Quinta, 15 de novembro de 2018
(94) 99153-9530
Cidades

15/06/2018 ás 08h55

Moraes Filho

Xinguara / PA

Vale apoia realização de Encontro da Agricultura Familiar no sudeste paraense
“O Simpósio será o momento de orientação dos compradores das instituições públicas de como utilizar o programa e acessar a agricultura familiar"..
Vale apoia realização de Encontro da Agricultura Familiar no sudeste paraense

No próximo 28 de junho, Marabá vai sediar o Simpósio Estadual de Compras Públicas da Agricultura Familiar. O evento será realizado pela primeira vez no município e vai beneficiar a agricultura familiar da cidade e região, abrindo a oportunidade de fortalecer mais uma atividade econômica da região, a agricultura familiar, além da mineração.


A primeira etapa da iniciativa já foi realizada nesta semana em Marabá, o Encontro das Organizações Produtivas da Agricultura Familiar, que reuniu mais de 150 pessoas de associações e organizações da agricultura familiar paraense. O fórum foi resultado da articulação da mineradora Vale junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e demais instituições parceiras.


O encontro apresentou orientações aos produtores de como acessarem os órgãos públicos e seus potenciais compradores, como Forças Armadas, hospitais e escolas públicas. Segundo dados do MDS, que coordena o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), as compras de alimentos giraram em torno de R$ 2,7 bilhões em 2017. A coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hétel Santos, explicou que a reunião foi uma preparação para o evento regional sobre o tema.


“O Simpósio será o momento de orientação dos compradores das instituições públicas de como utilizar o programa e acessar a agricultura familiar. Vamos mostrar o que o Pará está produzindo. Queremos reforçar o assessoramento técnico para as prefeituras”, afirma. “Por outro lado, também vamos ajudar o agricultor familiar a se qualificar para atender esta demanda de mercado existente no território”.


Ela também destacou o papel da Vale como fomentadora para realização do fórum. “A participação da empresa foi fundamental para que pudéssemos antecipar a vinda para o Estado”. O gerente de Desenvolvimento Territorial da Vale, Frederico Baião, explicou que para a empresa “os programas e políticas públicas são ferramentas fundamentais que podem contribuir para a solução de um dos gargalos da agricultura familiar, que é o escoamento da produção”.


Por esse motivo, a Vale fomentou e articulou a realização do evento com o MDS na região sudeste do Pará, visando uma maior aproximação dos compradores (órgãos públicos municipais, estaduais e federais) do agricultor. Ele explica que a mineradora e a Fundação Vale apoiam comunidades especialmente no fortalecimento da agricultura familiar. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) possui 6 modalidades distintas executadas por entes públicos municipais, estaduais e federais, com recursos próprios ou federais. Para mais informações e orientações sobre o PAA, basta acessar o sitecomprasagriculturafamiliar. gov.br

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados