Quarta, 19 de setembro de 2018
(94) 99153-9530
Geral

26/06/2018 ás 13h18 - atualizada em 26/06/2018 ás 13h27

Moraes Filho

Xinguara / PA

Álcool, café, abacate: veja o que pode interferir no efeito de remédios
De modo geral, deve-se evitar a combinação de bebida com todo e qualquer tipo de medicamento, embora nem sempre a associação vá causar danos graves
Álcool, café, abacate: veja o que pode interferir no efeito de remédios

Marcia Di Domenico/Colaboração para o VivaBem


Tão importante quanto ter à mão o remédio certo para o problema de saúde que se deseja tratar é saber quando tomá-lo. Afinal, aproveitar uma refeição para não se esquecer de ingerir o medicamento ou engolir o comprimido junto com um copo de leite, como muita gente faz, às vezes é um tiro no pé. A interação química de determinados tipos de fármacos com alimentos e bebidas pode se dar de algumas maneiras: diminuindo ou aumentando a absorção do princípio ativo – alterando, assim, o resultado do tratamento; interferindo no aproveitamento dos nutrientes da comida e até gerando reações adversas diferentes das previstas na bula.


Como regra geral, os especialistas indicam tomar remédios sempre com água, além de ler a bula para conhecer possíveis interações com aquilo que você come e bebe. Veja aqui algumas combinações que podem colocar sua saúde em risco.


Álcool + estabilizadores do humor


De modo geral, deve-se evitar a combinação de bebida com todo e qualquer tipo de medicamento, embora nem sempre a associação vá causar danos graves. A mistura mais perigosa é com aqueles que agem no sistema nervoso central, como antidepressivos, calmantes, remédios para dormir e anticonvulsivantes. Nesses casos, o álcool, que também atua diretamente no cérebro, tende a potencializar o efeito do fármaco, podendo provocar insônia, agitação, insuficiência respiratória, arritmia cardíaca e até levar ao coma.


O álcool também pode atrapalhar a absorção de certos remédios por ser processado no fígado, é o caso de antibióticos e anticoncepcionais. Não dá para afirmar que bebida alcoólica corta o efeito do remédio, o consumo conjunto pode sobrecarregar o órgão, mas o uso moderado não deve afetar o efeito do remédio.


Vitamina K + anticoagulante


O nutriente presente em couve, espinafre, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, kiwi, abacate, entre outros vegetais, favorece a coagulação sanguínea e evita hemorragias. Quem toma medicamentos anticoagulantes à base de varfarina (pacientes que tiveram ou correm risco de desenvolver trombos, como portadores de doenças cardíacas), portanto, deve seguir as orientações médicas para a alimentação não diminuir a eficácia do remédio. Mas não se trata de abolir fontes de vitamina K, o que deixaria a dieta pobre. “A recomendação é manter a regularidade no consumo, ou seja, evitar comer muito dela em um dia e nada no outro”, fala o nutrólogo Nelson Iucif Jr., da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). “Assim, o médico consegue ajustar a dose segura e eficaz do medicamento”, completa.


Leite + antibiótico


O cálcio dos laticínios pode inativar o efeito da tetraciclina, antibiótico bastante usado no tratamento de acne e no combate a um amplo espectro de bactérias. O medicamento adere ao mineral e acaba tendo sua eficácia reduzida. A recomendação é dar um intervalo de uma hora entre a administração do antibiótico e a ingestão de leite, queijo ou iogurte. O cálcio também interfere na absorção do ferro presente em remédios para tratar anemia.


Cafeína + broncodilatadores


De acordo com o guia da FDA (agência de saúde americana) que informa sobre interações perigosas entre remédios e alimentos, não se deve associar produtos que contêm cafeína (chás preto e verde, refrigerantes, bebidas energéticas e chocolate, além de café) e remédios cujo princípio ativo é a teofilina (prescritos para asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica). Isso porque as substâncias se sobrepõem, elevando a toxicidade do medicamento e intensificando efeitos adversos como taquicardia e agitação. O mesmo pode acontecer ao misturar cafeína e o antibiótico ciprofloxacina, resultando em dor de cabeça, insônia e náusea.


Tiramina + antidepressivos


Queijos, vinho, embutidos, conservas e outros alimentos fermentados contêm tiramina, substância que pode reagir com antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) potencializando a absorção da droga pelo organismo e causando aumento súbito da pressão arterial e enxaqueca.


Fontes: Patricia Moriel, farmacêutica e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp; Nelson Iucif Jr., médico nutrólogo e diretor do Departamento de Nutrologia Geriátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran); Bruna De Vivo, farmacêutica e gerente de negócios da rede ePharma.

FONTE: UOL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados