domingo, 16 de dezembro de 2018
(94) 99153-9530
Política

18/08/2018 ás 22h06 - atualizada em 20/08/2018 ás 20h14

Moraes Filho

Xinguara / PA

Helder lidera em todos os cenários para o Governo do Estado, aponta DOXA
Na corrida ao senado, Jader, Mario Couto e Paulo Rocha são os líderes
Helder lidera em todos os cenários para o Governo do Estado, aponta DOXA

A primeira pesquisa eleitoral do Instituto DOXA após o registro dos candidatos que disputam as eleições deste ano, foi realizada em todas as regiões do Estado do Pará, entrevistou 1.896 eleitores, entre os dias 13 a 17 deste mês.


Na questão espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Helder Barbalho (MDB) aparece em primeiro lugar com 23,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda (DEM) com 11,9,%.


O senador Paulo Rocha (PT) é o terceiro colocado com 8,7% das intenções de voto. Cleber Rabelo (PSOL) está com 1,5% e Fernando Carneiro (PSOL) está com 0,8%. Outros nomes somam 4,0%.  


Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes dos candidatos, Helder Barbalho (MDB) vai para 38,7% das intenções de voto. Márcio Miranda (DEM) permanece em segundo lugar com 20,4%.  O senador Paulo Rocha (PT) continua em terceiro lugar com 12,1% das intenções de voto. Cleber Rabelo (PSTU) vai para 3,7% e Fernando Carneiro (PSOL) fica com 3,1%.  


Os votos flutuantes, quando estimulados os nomes de candidatos fica com 22%. Destacamos, aqui, que votos flutuantes são os eleitores indecisos, e os que pretendem anular ou votar em branco.  


Chama a atenção o alto índice de votos flutuantes, isto é, eleitores que estão indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto. Esse percentual é de 49,6%. Percebe-se, aqui, que o campo está aberto na corrida eleitoral. 


Em se tratando de rejeição, Helder Barbalho (MDB) aparece como o mais rejeitado pelos eleitores, somando 22%. O senador Paulo Rocha (PT) acompanha Helder e aparece como o segundo mais rejeitado, aparecendo com 21%. Márcio Miranda (DEM) tem 12,8% e Fernando Carneiro (PSOL) 11,2% de rejeição. O menos rejeitado entre os cinco candidatos é Cleber Rabelo (PSTU), com 10,6%.


DISPUTA ACIRRADA PELO SENADO


Além dos cinco candidatos ao governo, a pesquisa DOXA também consultou os entrevistados sobre a preferência sobre os candidatos ao senado. Jader Barbalho (MDB) lidera a disputa pelas duas vagas do Pará, com 14,2%, seguido de perto por Mário Couto (PP), que vem com 13,4% das intenções de voto.


Flexa Ribeiro (PSDB ) aparece com 10,1%; Ursula Vidal (PSOL) 7,0%; Sidney Rosa (PSB) 6,4%; Wladimir Costa (SD) 4,7%; Jarbas Vasconcelos (PV) 4,6%, Zé Geraldo (PT) 3,1%; Zequinha Marinho (PSC) 2,2%; Professor Gerson Dourão (PCdoB) 1,4%; Xaropinho do Povo 1,1%; Elleri Bogo  (PRB) 0,9%; Coronel Osmar (PDT) 1,7%; e Benedita do Amaral (PSTU) 0,7%.


Com o Nível de Confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo nº PA-03208/2018 e tem a margem de erro estimada de 2,25% para mais ou para menos. A pesquisa DOXA foi encomendada pelo Jornal a Província do Pará.

FONTE: COM INFORMAÇÕES DO DOXA

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados