Comerciantes contrários a determinação judicial de fechamento das atividades comerciais não essenciais em Conceição do Araguaia protestaram nesta quarta-feira (8), na rodovia PA-447, no sudeste do Pará. A via, que havia sido bloqueada pelos manifestantes, foi desobstruída após decisão da Justiça que prevê multa individual de R$10 mil.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), manifestantes atearam fogo em pneus, bloqueando a pista. O protesto gerou congestionamento de quilômetros. A Polícia Militar e Rodoviária do estado foi acionada para auxiliar na manifestação.
O protesto foi realizado em resposta a determinação judicial que prevê o fechamento em até 48h, de bares, restaurantes, lojas de conveniência, academias e similares, pelo prazo mínimo de 14 dias.
Em resposta à manifestação, o juiz Marcos Paulo Campelo determinou a aplicação de multa de R$10 mil a cada participante do protesto e por evento reincidente, em caso de resistência a saída imediata e eventuais novos protestos.
Ainda segundo o TJPA, após reunião com representante ministerial, os manifestantes insistiram em manter o bloqueio, alegando que permanecerão no local pelo mesmo prazo de fechamento de seus estabelecimentos.
Mín. ° Máx. °