CONQUISTA GIF TOPO
TRANSPARÊNCIA!

TUCUMÃ está entre as 10 cidades mais transparente na prestação de contas. Outros municípios da região foram classificados como ruins

O prefeito Adelar Pelegrini lembra que desde as primeiras ações de enfrentamento ao novo coronavírus o Município decidiu incluir todas as compras emergenciais no site da prefeitura

24/07/2020 18h21Atualizado há 2 semanas
Por: Moraes Filho
Fonte: Com Roney Braga Wydiamaior/ ASCOM

O trabalho da Prefeitura de Tucumã no enfrentamento à Covid-19 inclui as ações de transparência pública. No site do Poder Executivo, os tucumaenses têm acesso rápido e fácil a todas as informações e dados sobre as medidas adotadas pelo Município, como compras públicas e os serviços da Saúde. No mais recente boletim da Transparência Covid-19, do dia 24 de julho do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM), dos 144 municípios Tucumã  está entre as 10 cidades com melhor desempenho na avaliação de dados.

O prefeito Adelar Pelegrini lembra que desde as primeiras ações de enfrentamento ao novo coronavírus o Município decidiu incluir todas as compras emergenciais no site  da Prefeitura de Tucumã, e que as informações dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também ganharam mais visibilidade. “É muito importante que o cidadão tucumaense tenha conhecimento de todas as medidas e números relacionados à Covid-19. A gente tem consciência que todo trabalho é feito com recursos públicos e, em um momento difícil como esse, a transparência é fundamental, porque estamos falando de informações de utilidade pública”, destacou o prefeito Adelar Pelegrini.

Foto/ Roberto Vieira.

De acordo com com informações do Tribunal de Contas dos Municípios, Tucumã está entre as 10 cidades no nível julgado como “ótimo”. Na classificação dos 144 municípios paraenses, 12 receberam conceito “ótimo”. Foram Afuá, Anapu, Garrafão do Norte, Moju, Paragominas, Santa Cruz do Arari, Santa Izabel do Pará, Santa Maria das Barreiras, Tracuateua, TUCUMÃ, Vigia e Vitória do Xingu.

Foi publicado nesta sexta-feira (24) o ranking feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) acerca do monitoramento e da fiscalização dos Portais da Transparência Pública das prefeituras paraenses, que informam sobre as contratações, despesas e demais procedimentos administrativos relacionados ao enfrentamento da pandemia do “novo coronavírus” (Covid-19).

A análise dos portais da transparência dos municípios do Pará ocorreu entre 22 de junho e 10 de julho deste ano. De acordo com o ranking do TCMPA, pouco mais da metade dos municípios paraenses com resultado nas faixas ótimo (8%), bom (23%) e regular (21%). Mas, por outro lado, 48% deles estão nas classificações ruim (44%) e péssimo (4%).

Em sentido inverso, cinco obtiveram conceito “péssimo”. São eles: Bagre, Curralinho, Maracanã, Oeiras do Pará e Viseu.

Nas classificações intermediárias de avaliação do TCMPA, um total de 33 municípios recebeu nota “bom”, 30 receberam conceito “regular” e 64, a maioria, alcançaram classificação “ruim”, sendo esta última com maior número de cidades que não dispõem corretamente sobre os gastos com Covid-19.

Na classificação dos 144 municípios paraenses, 12 receberam conceito “ótimo”. Foram Afuá, Anapu, Garrafão do Norte, Moju, Paragominas, Santa Cruz do Arari, Santa Izabel do Pará, Santa Maria das Barreiras, Tracuateua, Tucumã, Vigia e Vitória do Xingu.

PIOR CLASSIFICAÇÃO

Conforme a análise  dos portais da transparência dos municípios, nove municípios do sul e sudeste foram classificados como ruins na transparência pública, são eles:.

Água Azul do Norte 46% RUIM

Ourilândia do Norte 46% RUIM

Eldorado do Carajás 38% RUIM

Floresta do Araguaia 38% RUIM

Rio Maria 31% RUIM

Sapucaia 31% RUIM

Xinguara 31% RUIM

Pau D’arco 15% RUIM

Curionópolis 8% RUIM

CONFIRA O RANKING COMPLETO.

O presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, explica que a fiscalização nos portais da transparência é uma das ações realizadas do TCMPA para garantir o acesso da população e dos órgãos de controle sobre os gastos municipais para enfrentar a Covid-19. ” A população tem direito ao acesso às informações sobre os gastos públicos e, nesse período de pandemia, é muito importante os cidadãos estarem ainda mais atentos onde está sendo aplicado esse dinheiro. Essa parceria da sociedade com os órgãos de controle, como o TCM, aumenta a fiscalização e o direcionamento das prefeituras para a correta aplicação do dinheiro público, principalmente nesse momento que as legislações e os processos administrativos estão em constantes alterações”, destacou Leão.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Tucumã - PA Notícias de Tucumã - PA
-
Atualizado às 21h00
Máxima: - Mínima:

Sensação

km/h

Vento

%

Umidade

Fonte: Climatempo
ANIMED - MAIOR
CONQUISTA QUADRADO -POLÍTICA
Municípios
CONQUISTA/ ESPORTE
Últimas notícias
CARRO EDVALDO ENTRETENIMENTO
Mais lidas
Anúncio
Anúncio