Terça, 29 de Setembro de 2020
Saúde AÇÃO EDUCATIVA

BRK Ambiental mostra aos moradores do Pará os benefícios do consumo de água tratada

De acordo com o gerente de operações da empresa, Ygor Antunes, o objetivo da ação é levar informações sobre saúde.

12/09/2020 01h28
Por: Redação Integrada Fonte: Lean Felipe/Assessoria de Imprensa
IMAGEM BRK
IMAGEM BRK

A Empresa é responsável pelos serviços de saneamento em dez cidades do Estado promove ação educativa sobre os riscos do consumo de água de poços artesianos

A BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do Brasil, leva água tratada para moradores das cidades de Redenção, Xinguara, Santana do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Tucumã, no Estado do Pará.

No último mês, as equipes da concessionária deixaram nas residências dos moradores dessas cidades informações importantes sobre os benefícios do consumo de água tratada. Tendo em vista que muitos dos moradores dessas localidades ainda possuem poços artesianos em suas casas, a empresa busca dialogar com sobre os riscos que a ação representa.

A água dos poços artesianos residenciais pode até ser cristalina e parecer segura, mas ela não recebe tratamento e controle de qualidade necessários para o consumo humano. Desta forma, famílias podem estar expostas a doenças graves como hepatite, diarreia, disenteria, cólera, febres, e outras que se proliferam pela água de poço.

De acordo com o gerente de operações da empresa, Ygor Antunes, o objetivo da ação é levar informações sobre saúde. "Queremos explicar sobre os riscos do consumo de água de poços residenciais. A BRK Ambiental oferece água tratada para dez municípios do Estado, seguindo todas as normas estabelecidas nos anexos XX da portaria nº 05/2017 do Ministério da Saúde, por meio de uma equipe de controle de qualidade que monitora todos os processos de tratamento da água, até a distribuição nas residências", explica.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), realizou nos últimos meses, um estudo sobre a universalização do saneamento, que mostrou que o Brasil poderia ter 13.712 leitos por mês disponíveis durante a pandemia do coronavírus, caso não houvesse internações por doenças causadas pela falta de saneamento.

O consumo de água tratada é importante e promove mais saúde e qualidade de vida, além de transformar a vida das pessoas. Maria da Paz é moradora de Xinguara e conta que fez um poço em sua casa, mas a água não tinha boa aparência. "Não dava para usar para beber e cozinhar, eu precisava pagar um moto táxi para buscar água. Quando a BRK chegou aqui, a coisa melhorou, pois temos água tratada e de qualidade para banhar, lavar a casa, lavar roupa. Não tem dificuldade", conta Maria.

De acordo com o relatório Ranking do Saneamento 2020, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada. A BRK Ambiental trabalha para, cada vez mais, mudar essa realidade e levar água tratada e saneamento de qualidade aos brasileiros.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias