Segunda, 19 de Outubro de 2020
Política IRREGULARIDADES

Lista do TCM aponta quase 1.500 contas irregulares de prefeitos e gestores públicos no Pará

Relação foi disponibilizada no site do órgão.

07/10/2020 14h07 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Integrada Fonte: G1 PA — Belém
TCM divulga lista com quase 1500 gestores públicos com contas rejeitadas no Pará
TCM divulga lista com quase 1500 gestores públicos com contas rejeitadas no Pará

No Pará, 1.499 nomes de prefeitos, secretários e gestores públicos municipais tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA). A lista inclui municípios como Xinguara, Rio Maria, Santana e São Félix do Xingu.

A lista foi divulgada no portal do TCM e fica disponível para qualquer cidadão acessar e compreender o período de julgamento entre 2012 e 2020.

Entre os julgados irregulares, 542 gestores apresentam mais de uma prestação de contas rejeitadas, totalizando 36,16%. Ao todo, foram 2.536 contas irregulares assinaladas pelo Tribunal.

Segundo o presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, "a listagem foi encaminhada a outros órgãos que também estão envolvidos no processo eleitoral deste ano, o que subsidiará, dentro da competência de cada um deles, as medidas cabíveis a esses gestores identificados".

Leão explica que o trabalho é integrado entre a Corte de Contas, Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Ministérios Públicos Estadual (MPPA) e Federal (MPF).

Lista

A lista é dinâmica, segundo o TCMPA, e pode ser atualizada frequentemente.

Belém é a cidade com maior número de contas julgadas irregulares, chegando a 187 processos, seguida de Marapanim com 61 e São Domingos do Capim com total de 51 irregularidades nas contas dos gestores.

Já os municípios de Capanema e Mojuí dos Campos não apresentam prestação de contas reprovada na listagem, nos últimos oito anos.

O documento do TCMPA revela que 2011 foi o ano com maior número de reprovações de contas no período compreendido pela lista, somando 322 processos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias