Segunda, 19 de Outubro de 2020
Política ELEIÇÕES 2020

Pesquisa aponta Maria do Carmo na liderança da disputa eleitoral em Santarém

Nélio Aguiar (Dem) e Paulo Barrudada (PSL) aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

14/10/2020 08h43
Por: Redação Integrada Fonte: Roma News
Pesquisa aponta Maria do Carmo na liderança da disputa eleitoral em Santarém - Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Pesquisa aponta Maria do Carmo na liderança da disputa eleitoral em Santarém - Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A promotora de justiça aposentada Maria do Carmo (PT) é o nome mais lembrados pelos eleitores para assumir a Prefeitura de Santarém. É o que aponta a primeira pesquisa no município registrada pela DOXA após definição de candidaturas. Maria do Carmo está em primeiro lugar com 31,6%, seguida por Nélio Aguiar (Democratas) e Paulo Barrudada (PSL). Com esse resultado, a eleição em Santarém ficaria para ser decidida no segundo turno.

Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos candidatos, Maria do Carmo aparece na frente com 12,2% das intenções de voto. Nélio Aguiar vem com 9,0%. Paulo Barrudada aparece em terceiro lugar com 2,8%. Os eleitores indecisos e os que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 70,3%.

Quando se estimula, Maria do Carmo sobe para 31,6%. Nélio Aguiar vai para 17,1% das intenções de voto. Em terceiro aparece o nome de Paulo Barrudada, com 11,7%. Os votos brancos ou nulo somam 8,4% e indecisos, 14,0%.

Rejeição

O atual prefeito, Nélio Aguiar, aparece como o nome mais rejeitado, 33,7%, seguido por Maria do Carmo que vem com 28,2% de rejeição. Ney Santana tem 4,1%; Coronel Tomaso, 2,9%; Valdir Matias, 2,2%; Barrudada, 2,0%; Jessom Santos, 1,2% e João Pingarilho, 1,0%. 12,7% não rejeitam nenhum dos candidatos e 12,0% não opinaram.

Votos válidos

Considerando somente os votos válidos, isto é, retiram-se os votos brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos nominais, encontra-se o seguinte resultado: Maria do Carmo desponta com 40,7%; Nélio Aguiar fica com 22,0%; Barrudada com 15,1%; Coronel Tomaso vai para 9,8%; Ney Santana, 6,7%; João Pingarilho, 3,0%; Valdir Mathias, 1,7% e Jessom Santos, 1,0%.

Ao todo, 621 pessoas foram entrevistas, tanto na cidade, quanto na zona rural, e considera uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos na amostra.

Realizada de 7 a 10 de outubro, a pesquisa, também, apresenta os votos válidos, demonstrando um quadro em que a eleição em Santarém vai se decidir num segundo turno. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº 04891/2020.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias