Terça, 01 de Dezembro de 2020
Cidades ELEIÇÕES 2020

Xinguara: Saiba como será a ordem de votação na urna eletrônica e os preparativos finais para as eleições deste ano.

O candidato ao cargo de vereador é identificado com 5 dígitos, enquanto quem concorre a prefeito, 2 dígitos.

05/11/2020 09h33 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Integrada Fonte: TSE e Jornal Manancial
Xinguara: Saiba como será a ordem de votação na urna eletrônica e os preparativos finais para as eleições deste ano.

No dia 15 de novembro, 36.600 eleitores de Xinguara, sul do Pará, participarão ativamente da eleição Municipal. O eleitor votará primeiramente para vereador (a), em seguida prefeito (a).

O eleitor deve estar atento que ao cargo de vereador serão digitados cinco números, para prefeito, na sequência serão dois números.

O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza um simulador de votação CLIQUE AQUI. Nele, uma urna virtual e idêntica a utilizada nas seções eleitorais é apresentada ao eleitor, que pode votar para os cargos em disputa nas eleições municipais. Na página há uma lista de candidatos e partidos fictícios. Caso o eleitor erre durante o procedimento de votação, o simulador vai apresentar uma mensagem explicativa, apontando o erro e ensinando como proceder corretamente.

Simulador - Foto: Justiça Eleitoral

O simulador só contempla a Eleição Municipal, pois é o pleito que ocorre em todo o país.

O eleitor que possui dificuldade em decorar números pode fazer uso da famosa colinha com os nomes e números dos candidatos em ordem de votação. Essa prática é permitida no papel, mas é vedada em celular ou qualquer meio eletrônico. Também não é permitido levar o aparelho para a cabine de votação.

Ao digitar os números do candidato, aparece a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. É preciso conferir esses dados antes apertar a tecla verde Confirma.

Notícias falsas

A desatenção do eleitor e a troca dos cargos na ordem de votação foram um terreno fértil para a propagação de notícias falsas, as Fake News, nas últimas eleições. A disseminação inédita de desinformação e ataque às urnas eletrônicas levou eleitores a acreditar que os votos não haviam sido corretamente contabilizados, o que amplificou a desconfiança no sistema eletrônico de votação.

Mesmo com apenas dois cargos em disputa nas próximas eleições, a Justiça Eleitoral recomenda o uso da "colinha eleitoral", que permite ao eleitor anotar num papel os números dos candidatos na ordem correta de votação.

Cuidados Sanitários: eleitores devem usar máscara durante todo o tempo no dia da votação

Foto: Justiça Eleitoral

Outras medidas, como levar a própria caneta, para assinar o caderno de votação, são indicadas como forma de prevenção à Covid-19. Os eleitores também serão orientados a higienizar as mãos com álcool gel antes e depois de votar.

Cola em Papel

Nas eleições 2020 de caráter municipal, os cidadãos terão que votar apenas para prefeito e vereador, ou seja, precisarão digitar dois números na urna eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores levem uma cola em papel com os dados dos candidatos escolhidos para a cabine de votação. A ação visa agilizar o processo e garante que o voto seja correto.

Foto: G1.Globo

Preparação em Xinguara

No Cartório Eleitoral da 61ª Zona, os preparativos avançam para o dia da eleição. Já aconteceu a revisão das urnas em nível de treinamento; no ultimo dia 2 foi proferida a geração de mídia com reparos aos chamados Pen Drive.

Conforme a Diretora-chefe do cartório, Marilda Silva há 155 urnas eletrônicas preparadas para o campo que compreende Xinguara, Sapucaia e Água Azul do Norte. Além desse total o cartório mantem 15 urnas de reserva para qualquer eventualidade no decorrer do pleito.

Nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), haverá a preparação final de todas as urnas que serão utilizadas no dia 15 de novembro.

Este ano a Justiça Eleitoral aumentou o numero de sessões estendendo até as escolas Betel, Ciranda Cirandinha, Clementina Natal, Professor Lenival Xavier, Pedro Mota na Rua Duque de Caxias.

Solicitação

Devido à pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o Cartório Eleitoral deixa uma sugestão para que sejam os primeiros a votar, isto é logo pela manhã na abertura dos trabalhos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Xinguara - PA
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias