Sábado, 06 de Março de 2021 (94) 99153-9530
Colunistas COLUNISTA

Decisão do STF traz alívio para Planalto, que medirá forças com Maia para eleger sucessor

Corte barrou a reeleição do atual presidente da Câmara, e núcleo de Bolsonaro pretende turbinar a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) para o posto.

08/12/2020 16h56
Por: Redação Integrada Fonte: G1.Globo
Andréia Koudsi Sadi

A decisão da maioria do Supremo Tribunal Federal (STF), que reafirmou o que diz a Constituição e proibiu a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado, trouxe alívio para o governo Bolsonaro.

No Planalto, até meados da semana passada, o clima era de preocupação com o possível sinal verde dos ministros do STF para que Rodrigo Maia (DEM-RJ) disputasse uma nova eleição.

O núcleo próximo do presidente Jair Bolsonaro trabalha por um sucessor na presidência da Câmara – e quer derrotar o grupo de Maia.

Interlocutores do presidente comemoraram a vedação para que o próprio Maia pudesse sair candidato, mais uma vez. E agora vão turbinar a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), deputado do centrão.

Maia (ao fundo) e Bolsonaro durante a posse do ministro das Comunicações, Fábio Faria, no Planalto, em 17 de junho — Foto: MATEUS BONOMI/AGIF

O próprio Lira vai buscar apoio de diferentes correntes, incluindo a esquerda na Casa. A esquerda, no entanto, tem repetido que não apoiará um candidato bolsonarista – caso de Lira.

Caberá a Maia, agora, construir um nome competitivo que dispute a presidência contra Lira.

A eleição da Câmara, em 2021, vai ser um teste de forças entre o grupo de Maia e o Palácio do Planalto.

Andréia Koudsi Sadi é uma jornalista brasileira. Trabalha na GloboNews desde setembro de 2015.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
PAINEL POLÍTICO
Sobre PAINEL POLÍTICO
ARTIGO
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias