Sexta, 22 de Janeiro de 2021 (94) 99153-9530
Política ESTRATÉGIA

Dilma e Haddad pressionam contra MDB, e PT racha sobre candidato do bloco de Maia

A ex-presidente e o ex-ministro da Educação fazem críticas ao MDB pela liderança do partido de Michel Temer no impeachment da petista. Se bloco de Maia escolher Baleia Rossi, há petistas que defendam o lançamento de candidato próprio para marcar posição.

31/12/2020 19h05 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Integrada Fonte: Blog da Andreia Sadi
Andréia Sadi

A cúpula nacional do PT tem sido pressionada a vetar o apoio da bancada da Câmara dos Deputados a um candidato do MDB para a disputa da sucessão da presidência da Casa.

Hoje, o nome do MDB cotado para a disputa dentro do bloco de Rodrigo Maia - e que o PT já declarou apoiar -, é Baleia Rossi.

Mas nomes como Dilma Rousseff e Fernando Haddad fazem críticas ao MDB, lembrando a liderança do partido de Michel Temer pelo impeachment da então presidente.

O movimento dessas lideranças está atrasando a definição do nome que o PT quer apoiar para a sucessão de Maia. Está prevista para esta quarta (23) uma reunião da bancada que, agora, está rachada diante desse quadro.

Se Maia definir Aguinaldo Ribeiro (PP), o PT fecha com o candidato. Mas, se for Baleia Rossi (MDB), parte do partido defende que o PT aguarde mais um pouco, lance um candidato e retire às vésperas da disputa, para marcar posição.

Para o líder da minoria, deputado Jose Guimarães (PT), a estratégia é um erro. Ele defende que o PT marche já agora com o candidato a ser definido com Maia, para evitar fortalecer o candidato do Planalto, Artur Lira (PP).

“A gente corre o risco de repetir o que aconteceu há dois anos e ficarmos isolados. O ponto central é que vamos com o bloco de Maia, mas o candidato que vamos apoiar precisa ser definido já”, disse.

O PT tem a maior bancada na Casa: 54 deputados. Maia ainda não decidiu o nome do candidato que vai anunciar. A expectativa é que a definição ocorra nesta quarta.

Andréia Koudsi Sadi é uma jornalista brasileira. Trabalha na GloboNews desde setembro de 2015, cobrindo os bastidores da política em Brasília. Tem se destacado na cobertura jornalística de Brasília, comentando os bastidores da política

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
PAINEL POLÍTICO
Sobre PAINEL POLÍTICO
ARTIGO
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias