Quinta, 04 de Março de 2021 (94) 99153-9530
Colunistas COLUNISTA

Fila dos fura filas

Eles fazem parte dessa turma de oportunistas que se aproveita até de tragédias

05/02/2021 21h32
Por: Redação Integrada Fonte: ALEXANDRE GARCIA
ALEXANDRE GARCIA

Recém iniciada a vacinação e já são muitas denúncias de fura-filas, gente sem-caráter, sem cidadania, sem princípios, egoísta sem ter aprendido a conviver. Assim foi no alistamento de 68 milhões de brasileiros para o auxílio emergencial. Com base no TCU, dos 273 bilhões pagos, é possível que 45 bilhões tenham sido destinados a quem não precisava, tinha emprego, renda, patrimônio e até cargo público.

Eles fazem parte dessa turma de oportunistas que se aproveita até de tragédias. A Polícia Federal está ocupadíssima com investigações de desvios de dinheiro em hospitais de campanha, respiradores, material de proteção, facilitados a estados e municípios pela emergência que dispensa licitação. Comprou-se até respirador em adega, que vende aerador para vinho. Contratos superfaturados somam bilhões. Usam a morte para ganhar dinheiro.

A apenas dois ou três anos havíamos saído da corrupção institucionalizada – um período em que estatais como Petrobras e Caixa Econômica eram usadas pelos partidos no governo para levar dinheiro para bolsos particulares e cofres de partidos, estes com o intuito de financiar campanhas para permanecer no poder e continuar usufruindo do que é do povo pagador de impostos. Houve condenações – do maior empreiteiro, de presidente da Câmara, de Presidente da República – mas mesmo assim elas não foram suficientes para um ajuste de conduta dos contumazes dilapidadores.

No escândalo anterior, o do Mensalão, embora com condenações de mais de 30 anos de prisão, ninguém está atrás das grades. Se olharmos para trás, essa fila de sem-caráter vai longe, passando pelos Anões do Orçamento. Leis protegem os criminosos e não as vítimas. E parte de nossa cultura elogia como esperto o desonesto que fura-fila, usurpando o direito de outros. Mas como evitar fura-filas em 5.570 municípios? Não podemos ficar à espera do estado, porque a primeira responsabilidade é nossa. É antes de tudo uma questão doméstica, responsabilidade dos pais na formação da cidadania, do caráter. Respeitar as leis e os direitos dos outros se ensina em casa, inclusive com o exemplo.

Alexandre Eggers Garcia é um jornalista, apresentador e colunista de política brasileiro

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ALEXANDRE GARCIA
Sobre ALEXANDRE GARCIA
COLUNAS
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias