Quinta, 02 de Dezembro de 2021
°

-

Saúde NOVA GESTÃO

Três municípios da região Araguaia têm representantes eleitos no Conselho de Secretarias de Saúde do Pará

Uma das figuras de destaque dessa nova gestão na região é a secretária de Saúde do município de Ourilândia, Janaina Pereira, que está de volta à diretoria.

12/02/2021 às 09h45
Por: Redação Integrada Fonte: JORNAL MANANCIAL/COSEMS/Pa
Compartilhe:
Secretária Janaína (Ourilândia), Charles Tocantins (Tucuruí) e Raphael Antônio (São Félix do Xingu)
Secretária Janaína (Ourilândia), Charles Tocantins (Tucuruí) e Raphael Antônio (São Félix do Xingu)

Na manhã desta quarta-feira, 10, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) realizou Assembleia Geral para a escolha da nova Diretoria que vai representar a gestão da entidade no quadriênio 2021-2024. Municípios de Redenção, Ourilândia e São Félix do Xingu, tiveram representantes eleitos.

Uma das figuras importantes dessa nova gestão na região é a secretária de Saúde do município de Ourilândia, Janaina Pereira, que está de volta à diretoria.

Quando secretária em Xinguara, Janaina ocupou o cargo de Diretora de Comunicação, e dessa vez, será Diretora Extraordinária para Politicas de Cofinancimento do Estado aos municípios.

Outro não menos importante é o esposo de Janaina Pereira, Raphael Antônio, será o segundo Conselheiro Suplente do Conselho Fiscal.

A terceira represente é Lucimar Borges, da cidade de Redenção, que ocupará o cargo na Diretoria Extraordinária para a Área de relações Parlamentares.

Momento da Assembleia Geral. Foto: Cosems/Pa

Em contato com o Jornal Manancial a secretária de Saúde de Ourilândia lembrou que essa é a primeira vez que três cidades da região estão representadas no Cosems/Pa, que em sua opinião é a entidade mais importante da esfera de gestão de saúde pública e do Sus.

“Graças a boa articulação do Cosems/Pa, junto ao Governo do Estado, foi possível fazer que os R$ 43 milhões recebidos para enfrentamento da pandemia fossem 100% destinados aos municípios”, explicou a secretária.

Decisão

Somente uma chapa foi inscrita, tendo a frente o atual presidente, Charles Tocantins, também Secretário de Saúde de Tucuruí e vice-presidente, Jucineide Barbosa, Secretária de Saúde de Breves.

Tocantins fez um breve discurso e se solidarizou com os familiares das pessoas que morreram pela Covid-19, especialmente os profissionais de saúde. Ele lembrou com pesar de outra perda – a de um grande defensor do SUS, o ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará e ex-secretário de Saúde de Santa Cruz do Arari, Gerson Dumont, que foi mais uma vítima da doença.

Por fim, Charles Tocantins se comprometeu em dar continuidade aos trabalhos com a mesma responsabilidade e apoio aos gestores municipais de saúde dos 144 municípios paraenses.

Confira os novos membros que compõem a Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal do Cosems/PA.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias