Quinta, 04 de Março de 2021 (94) 99153-9530
Saúde BELÉM

Belém começa a vacinar idosos de 84 anos nesta quarta-feira (17)

Meta é imunizar 5.500 pessoas vacinadas nascidas em 1937. Sesma pede para famílias procurarem os postos em horários alternados.

16/02/2021 14h56 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Integrada Fonte: Dilson Pimentel/O Liberal
A nova etapa de vacinação na capital será realizada na quarta (17) e quinta-feira (18) (Igor Mota/O Liberal)
A nova etapa de vacinação na capital será realizada na quarta (17) e quinta-feira (18) (Igor Mota/O Liberal)

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) iniciará, nesta quarta-feira (17), mais uma etapa da vacinação contra a covid-19, em Belém. Desta vez, a meta é imunizar 5.500 pessoas nascidas em 1937 - ou seja, idosos de 84 anos ou que completarão essa idade até o final deste ano.  A ação será realizada das 9 às 17 horas e seguirá até quinta-feira (18). Serão disponibilizados 14 postos de vacinação em sistema de drive-thru ou a pé - antes, eram 13 postos. Para receber a dose do imunizante, as pessoas devem apresentar o RG ou certidão de nascimento, cartão SUS (opcional), CPF e comprovante de residência de Belém.

Os idosos com idade a partir de 84 anos com dificuldade de mobilidade poderão ser vacinados em casa, após a realização do cadastro no site https://sistemas.belem.pa.gov.br/belemvacinada ou nas Unidades Básicas de Saúde. Já as pessoas que têm 85 anos ou mais, que ainda não conseguiram se vacinar, poderão ser vacinados nos pontos que serão montados.

Diretor da Sesma diz que, à tarde, é mais tranquilo para receber a vacina

Em entrevista à Redação Integrada nesta terça-feira (16), o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, pediu calma aos idosos. E disse que não há a necessidade de que todos busquem a vacina logo no primeiro dia e logo pela manhã. “Não precisa ir todo mundo amanhã (quarta) e de manhã cedo”, disse. “À tarde normalmente é mais tranquilo”, explicou. Ele também pediu às pessoas idosas que tentem distribuir o tempo – ou seja, se vacinar em dias e horários alternados.

Os idosos que comparecerem aos postos não precisarão fazer um pré-cadastro. Mas é importante que levem CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Por orientação do Ministério da Saúde, o idoso será vacinado mesmo que não tenha o cartão SUS, explicou Cláudio Salgado. Mas um familiar poderá tirar esse cartão pela internet, no site do Ministério da Saúde. Além disso, observou o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, também é importante continuar com as medidas sanitárias: usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social. Cláudio Salgado disse, ainda, que haverá uma quantidade maior de pessoas trabalhando na vacinação dos idosos. E que, por isso, a tendência é que a imunização seja feita em uma “velocidade maior”. Ele também comentou que o número de postos aumentou de 13 para 14. A novidade é o da Unama.

“São todos os idosos nascidos em 1937 - pode ter 83 pra fazer 84 ou ter 84”, explicou. "Os idosos nascidos em 1937, e que estão acamados, entram naquele site da Sesma e fazem o cadastro para ser imunizados em casa. E os que têm 85 anos ou mais, e que ainda não foram vacinados, também podem procurar esses postos para ser imunizados", acrescentou Salgado.

Relação dos postos de vacinação:

1) Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Guamá), Rua Augusto Corrêa, 01, bairro do Guamá-Drive-thru e a pé;

2) Escola de Enfermagem da UEPA, avenida José Bonifácio, nº 1289, bairro do Guamá – Drive-thru e a pé;

3) Unama, avenida Alcindo Cacela, nº 287 – Drive-thru e a pé;

4) UNIFAMAZ, avenida Visconde de Souza Franco, nº 72, bairro do Reduto- Drive-thru a pé;

5) FIBRA, avenida Gentil Bitencourt, nº 1144, bairro de Nazaré - Drive-thru a pé;

6) Aldeia Amazônica , avenida Pedro Miranda, S/N, bairro da Pedreira - Drive-thru a pé;

7) Ginásio Mangueirinho , avenida Augusto Montenegro, nº 524, bairro do Mangueirão - Drive-thru a pé;

8) Colégio do Carmo , travessa Dom Bôsco, nº 72, bairro da Cidade Velha;

9) Escola Rotary, rua Lauro Malcher, nº 279, bairro da Condor;

10) Cassazum, avenida Duque de Caxias, nº 1375, bairro do Marco - Drive-thru a pé;

11)  Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, praça Pio XII, nº 148, Distrito de Icoaraci;

12)  Funbosque, avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;

13) UMS Maracajá, travessa Siqueira Mendes, nº 1132, Distrito de Mosqueiro;

14) UMS Carananduba, na praça Carananduba, Distrito de Mosqueiro.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias