Sábado, 06 de Março de 2021 (94) 99153-9530
Cidades CULTURA INDIGENA

Povo Xikrin empossa primeira cacique mulher

“Agora, mesmo que as índias da nossa tribo não falem português, elas têm voz e têm força”, comemora a cacique

22/02/2021 22h10 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Integrada Fonte: ASCOM/PMP
Kôkôti Xikrin tomou posse na manhã do último sábado
Kôkôti Xikrin tomou posse na manhã do último sábado

A primeira mulher eleita cacique em Parauapebas tomou posse na manhã de sábado (20). Kôkôti Xikrin, de 28 anos, foi recepcionada em uma cerimônia festiva que contou com a participação de 11 aldeias do povo Xikrin, 43 aldeias Kayapó e representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município.

A posse da primeira cacique do povo Xikrin do Cateté é uma demonstração de fortalecimento da cultura e do reconhecimento do papel da mulher na comunidade indígena.

“Agora, mesmo que as índias da nossa tribo não falem português, elas têm voz e têm força”, comemora a cacique

Kôkôti é casada, mãe de três filhos e vem de uma linhagem de caciques. Ela foi escolhida pelo pai e pela comunidade por sempre ter demonstrado interesse em cuidar do seu povo, participando das reuniões de lideranças indígenas e seguindo disciplinadamente orientações de seu pai. “Agora, mesmo que as índias da nossa tribo não falem português, elas têm voz e têm força”, comemora a cacique. (Com informações da Ascom/PMP)

Mãe de três filhos, a jovem cacique já vinha liderando grande parte da comunidade através de atos e seguindo disciplinadamente orientações de seu pai, que a escolhei cacique com apoio unanime do povo indígena.

Fotos: Elienai Araújo

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Parauapebas - PA
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias