Sábado, 17 de Abril de 2021 (94) 99153-9530
Geral CULTURA

Instituto Cultural Vale lança programa online gratuito de capacitação

O curso de 'Gestão Contemporânea das Artes' é voltado para profissionais de Música e Artes Cênicas

03/04/2021 13h16
Por: Redação Integrada Fonte: ASSESSORIA VALE
Profissionais da área de música estão entre os beneficiados do programa (Divulgação)
Profissionais da área de música estão entre os beneficiados do programa (Divulgação)

O Instituto Cultural Vale lançou esta semana, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais das áreas de música e artes cênicas, o curso será ministrado on-line e de forma gratuita.

O corpo docente conta com nomes de referência no setor, vindos de diversas partes do país para dar aos alunos um olhar mais amplo sobre o cenário cultural brasileiro. As lives, videoaulas e apostilas podem ser acessadas no site do Instituto Cultural Vale.

Projeto Vale Música Belém conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e atende cerca de 300 crianças e jovens da região metropolitana de Belém. "O Instituto Cultural Vale ouviu produtores culturais sobre suas maiores necessidades e, a partir dessa troca, criou o programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. É o primeiro programa educativo assinado pelo Instituto e direcionado para o dia a dia dos profissionais criativos da música e das artes cênicas", afirma Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

Estruturado a partir de três módulos, o programa didático tem como foco as principais necessidades da cadeia produtiva criativa hoje e abordagens específicas das áreas de atuação em que é centrado.

Os temas dos módulos da formação são: Planejamento para Artistas - driblando as incertezas; Ambientação Digital - os novos desafios; Sustentabilidade e Cultura - abordagens desafiantes. Serão abordados ainda conteúdos fundamentais para a profissionalização e formação crítica de artistas, agentes, gestores e produtores culturais.

O programa tem como objetivo ampliar o repertório conceitual e técnico dos profissionais da cultura para auxiliar em sua atuação autônoma no mercado de trabalho. Para isso, conta com 9 apostilas de cada uma das videoaulas.

Todo o material ficará disponível como acervo no site do ICV. Também na agenda do programa estão três lives, uma para cada módulo, para esclarecer dúvidas e para a troca de informações sobre o conteúdo entre alunos e professores.

A live inaugural do programa acontece na próxima terça-feira, 6 de abril, e será a palestra "O Futuro das Artes" com a participação de profissionais de peso em suas áreas de atuação: Glória Caputo, idealizadora do projeto Vale Música Belém, Chico Pelúcio, ator, diretor, gestor cultural, idealizador e diretor geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Deborah Colker, bailarina e coreógrafa brasileira à frente da companhia de dança que leva seu nome.

A abertura será feita por Flavia Constant, gerente executiva de Investimento Social, Cultural, Pesquisa e Conhecimento da Vale. A mediação será conduzida pela jornalista paraense Adelaide Oliveira.

Maria Helena Cunha, coordenadora geral e curadora do Gestão Contemporânea das Artes fala sobre o programa: "Quando o Instituto Cultural Vale nos convidou para idealizar esse programa de Gestão Contemporânea das Artes, fomos inspirados pelos princípios de uma educação baseada no auto aprendizado, no compartilhamento de conhecimentos e na busca de processos formativos em gestão sensíveis à lógica de desenvolvimento do campo da arte e da cultura".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias