Sábado, 17 de Abril de 2021 (94) 99153-9530
Colunistas DIA DO JORNALISTA

Ações em defesa da liberdade de imprensa marcam o Dia do Jornalista

FENAJ e outras organizações da sociedade civil pedem compromisso de líderes do Congresso com a liberdade de imprensa e fazem vigília pela liberdade e pela vida

07/04/2021 11h48
Por: Redação Integrada Fonte: FENAJ
Ações em defesa da liberdade de imprensa marcam o Dia do Jornalista

Nesta quarta-feira, Dia do Jornalista, representantes de oito organizações ligadas às liberdades de imprensa e de expressão vão entregar aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), uma carta aberta pedindo o compromisso dos líderes do Congresso Nacional  com a liberdade de imprensa e a segurança de jornalistas e comunicadores do país. A audiência com os presidentes das duas casas legislativas será realizada às 15 horas, em modo virtual.

A carta é assinada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Intervozes, Instituto Vladimir Herzog, Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) e Repórteres sem Fronteiras (RSF). Nela, as entidades apresentam recomendações para o Congresso Nacional atuar de forma a manter o Brasil como um ambiente seguro para a imprensa, garantindo mecanismos de transparência e acesso à informação.

A FENAJ será representada na audiência por sua presidenta, Maria José Braga, que destaca a importância da atuação do Congresso Nacional para a garantia das liberdades de expressão e de imprensa, principalmente na análise de projetos de lei em tramitação nas duas casas.

O Dia do Jornalista também será lembrado com a Vigília pela vida e pela liberdade, que igualmente lembrará o Dia Mundial da Saúde. O protesto virtual contra os ataques à vida, à democracia e, em especial, à liberdade de imprensa terá a participação de artistas, jornalistas, juristas, sociólogos, filósofos, psicólogos, economistas e representantes dos movimentos popular e sindical.

Entre as presenças confirmadas, destaques como Boaventura Souza Santos (diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), o cantor Chico César, os cartunistas Aroeira e Laerte e o jornalista Luís Nassif. A Vigília pela vida e pela liberdade será transmitida pela TVT, por uma rede de mídias democráticas e pela páginas de Facebook das entidades que participaram da organização, entre elas a FENAJ. A transmissão terá início às 20 horas.

Sindicatos

O Dia do Jornalista também será marcado por ações dos Sindicatos de Jornalistas. O Sindicato de São Paulo, apoiado em sua iniciativa pela FENAJ, vai protocolar uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro, por dano moral coletivo contra a categoria dos jornalistas. Às 11 horas, o Sindicato realiza uma coletiva de imprensa para apresentar os fundamentos da ação.

A FENAJ e outras entidades, entre elas o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, apresentou ação com o mesmo objetivo ainda em junho de 2020. O entendimento é de que o presidente ataca deliberadamente os jornalistas, com o objetivo de descredibilizar o Jornalismo e, portanto, atenta coletivamente contra a categoria.

Em Teresina (PI), o Sindicato dos Jornalistas vai acompanhar a votação, na Câmara Municipal, de projeto de lei que inclui os jornalistas no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19. No Tocantins, duas deputadas – Luana Ribeiro e Cláudia Lélis – apresentaram requerimentos, nesta semana, com o mesmo objetivo.

Os Sindicatos do Acre (Sinjac), da Bahia (Sinjorba), do Estado do Rio de Janeiro, do Pará (Sinjorpa) e do Rio Grande do Sul (Sindjors) realizam debates virtuais, a partir das 19 horas, para celebrar o Dia do Jornalista. No município do Rio de Janeiro, o evento será dia 8, a partir das 21 horas. Todos eles com transmissão pelas páginas de cada entidade no Facebook, Instagram ou Youtube. E, no Tocantins, o Sindicato (Sindjorto) é parceiro da Universidade Federal na realização da Semana do Jornalista. O encontro desta quarta será a partir das 15 horas, pelo canal Jornalismo UFT no YouTube.

Já os Sindicatos do Paraná (SindijorPR) e do Norte do Paraná  (Sndijor Norte PR) realizam conjuntamente a plenária virtual “Defenda a CCT! Lute por seus direitos!”, às 19h30, desta quarta-feira. O link será divulgado aos associados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
MORAES FILHO
Sobre MORAES FILHO
comentarista político
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias