Sábado, 28 de Maio de 2022
Saúde VACINAÇÃO

Comunidade quilombola com mais de 200 anos recebe imunização contra a Covid-19 em Bragança

Foram disponibilizadas aproximadamente 300 doses de vacinas, correspondendo a imunização de 100% dos moradores do local a partir de 18 anos.

25/04/2021 às 20h17 Atualizada em 25/04/2021 às 20h19
Por: Redação Integrada Fonte: G1 PARÁ
Compartilhe:
Comunidade quilombola com mais de 200 anos recebe imunização conta a Covid-19 em Bragança — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bragança
Comunidade quilombola com mais de 200 anos recebe imunização conta a Covid-19 em Bragança — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bragança

A Prefeitura de Bragança iniciou, nesta sexta-feira (23), a vacinação contra a Covid-19 na população quilombola do América, única comunidade da região. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no total foram disponibilizadas aproximadamente 300 doses de vacinas, correspondendo a imunização de 100% dos moradores do local a partir de 18 anos.

Localizada na área rural do município, a comunidade tem mais de 200 anos de existência e foi certificado pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2015, após um processo de auto reconhecimento da identidade quilombola e de ações históricas sobre a valorização tradicional da presença cultural africana no cotidiano.

Rosete, moradora quilombola que atua como agente de saúde, falou que agora se sente mais segura e que os tambores do quilombo irão tocar em forma de agradecimento pela vacinação do seu povo.

“ Lutamos durante anos por esse reconhecimento, por direitos e igualdade. Somos um povo que carregamos a história do nosso país e viver esse momento é de muita alegria, porque mostra que estamos sendo vistos', disse.

"Essa é a única comunidade quilombola de Bragança, a vacinação do povo do quilombo faz parte de uma conquista, é um direito deles e merecem assistência de forma humanizada. Estamos cumprindo o nosso dever e vamos seguir avançando contra a covid-19", concluiu o prefeito Raimundo Nonato.

Bragança segue com o Plano Municipal de Imunização, atendendo os cidadãos por grupos prioritários, seguindo as determinações do Ministério da Saúde. A vacinação está sendo realizada na zona urbana e rural e pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, os moradores que atendem aos critérios dos grupos devem procurar a UBS do seu bairro para fazer a vacinação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias