A Prefeitura de Bragança iniciou, nesta sexta-feira (23), a vacinação contra a Covid-19 na população quilombola do América, única comunidade da região. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no total foram disponibilizadas aproximadamente 300 doses de vacinas, correspondendo a imunização de 100% dos moradores do local a partir de 18 anos.
Localizada na área rural do município, a comunidade tem mais de 200 anos de existência e foi certificado pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2015, após um processo de auto reconhecimento da identidade quilombola e de ações históricas sobre a valorização tradicional da presença cultural africana no cotidiano.
Rosete, moradora quilombola que atua como agente de saúde, falou que agora se sente mais segura e que os tambores do quilombo irão tocar em forma de agradecimento pela vacinação do seu povo.
“ Lutamos durante anos por esse reconhecimento, por direitos e igualdade. Somos um povo que carregamos a história do nosso país e viver esse momento é de muita alegria, porque mostra que estamos sendo vistos', disse.
"Essa é a única comunidade quilombola de Bragança, a vacinação do povo do quilombo faz parte de uma conquista, é um direito deles e merecem assistência de forma humanizada. Estamos cumprindo o nosso dever e vamos seguir avançando contra a covid-19", concluiu o prefeito Raimundo Nonato.
Bragança segue com o Plano Municipal de Imunização, atendendo os cidadãos por grupos prioritários, seguindo as determinações do Ministério da Saúde. A vacinação está sendo realizada na zona urbana e rural e pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, os moradores que atendem aos critérios dos grupos devem procurar a UBS do seu bairro para fazer a vacinação.
Mín. ° Máx. °