Segunda, 14 de Junho de 2021 (94) 99153-9530
Política CPI DA COVID

Randolfe: Pazuello poderá ser preso se mentir na CPI da Covid

É isso o que diz a letra clara do Código de Processo Penal sobre a possibilidade de falso testemunho”, finalizou.

10/05/2021 19h54
Por: Redação Integrada Fonte: CARTACAPITAL
Randolfe: Pazuello poderá ser preso se mentir na CPI da Covid

O vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta segunda-feira 10 que não vê qualquer possibilidade de o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello depor à comissão como investigado, e não como testemunha, mesmo que o general acione o Supremo Tribunal Federal.

O depoimento do militar está agendado para o próximo dia 19.

“A CPI não mudará a forma de convocação do senhor Eduardo Pazuello. Ele comparecerá à CPI na data marcada na condição de testemunha. Direito à petição, sobretudo ao STF, assiste a todos. Mas existe jurisprudência formada no STF sobre a independência do inquérito conduzido em uma comissão parlamentar”, declarou Randolfe em entrevista à CNN Brasil.

O argumento de Pazuello é de que, por já ser alvo de um inquérito na Justiça Federal de Brasília, deveria depor à CPI como investigado.

“Ele está na qualidade de testemunha e terá a obrigatoriedade, conforme os termos do artigo 202 do Código de Processo Penal, de prestar o compromisso à verdade, sob as penas da lei de, se descumprir o compromisso de falar a verdade diante da CPI, responder inclusive com detenção. É isso o que diz a letra clara do Código de Processo Penal sobre a possibilidade de falso testemunho”, finalizou.

Leia também:

Aziz diz que gestão de Pazuello na Saúde foi uma 'promiscuidade'

Governo Bolsonaro escala AGU para orientar Pazuello na CPI

Mourão: Colocar Pazuello como ministro foi uma decisão de risco

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias