Segunda, 14 de Junho de 2021 (94) 99153-9530
Geral ECLIPSES LUNARES

Fenômenos simultâneos: eclipse total e maior superlua de 2021 acontecem nesta quarta, 26

No Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45 (horário de Brasília)

24/05/2021 10h15 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Integrada Fonte: Com informações da CNN
Crédito: Paulo Pinto/fotos publicas
Crédito: Paulo Pinto/fotos publicas

Dois fenômenos simultâneos devem iluminar e deixar o céu mais bonito na próxima quarta-feira, 26: um é o eclipse lunar total e o outro a maior superlua deste ano. Os eclipses lunares acontecem quando o Sol e a Lua estão exatamente em lados opostos da Terra.

Quando esse alinhamento acontece, o nosso planeta impede que parte da luz do Astro-Rei chegue até o satélite natural. A nossa atmosfera também filtra a luz e dá à Lua um toque avermelhado, motivo pelo qual esse fenômeno é chamado por alguns de "Lua de Sangue".

A fase total desse eclipse será de curta duração, de cerca de 15 minutos. O melhor lugar para visualizá-lo será do leste da Austrália, da Nova Zelândia e das Ilhas Pacíficas. No Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45 (horário de Brasília).

Superlua vista da Alemanha em 2019 Foto: Julian Stratenschulte/picture alliance via Getty Images

Não será fácil assistir o eclipse, já a superlua poderá ser vista por observadores de todo o mundo se o céu noturno estiver limpo.

Superlua é o nome dado para luas novas e cheias que acontecem no perigeu, como é chamado o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Durante esse período, o satélite fica a 363 mil quilômetros do nosso planeta. Por estar mais perto, a Lua parecerá maior e mais brilhante que o normal.

Mapa de visibilidade do eclipse lunar total de maio de 2021. Foto: Reprodução/Nasa/Scientific Visualization Studio

Essa é a segunda maior superlua deste ano — na primeira, em 26 de abril, o satélite estava  157 km mais longe que agora. De acordo com a Nasa, as superluas e os eclipses são fenômenos diferentes, que nem sempre ocorrem ao mesmo tempo. "Este mês traz uma oportunidade excelente de aproveitar a vista", diz o site da agência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias