Segunda, 14 de Junho de 2021 (94) 99153-9530
Saúde SESMA ESCLARECE

Quais problemas de visão garantem vacina contra a covid-19?

Muita gente se confundiu com a chamada para vacinação de pessoas com problemas de visão incluídas como comorbidades. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém, explicou quem tem direito a receber a dose nesta etapa.

28/05/2021 11h07
Por: Redação Integrada Fonte: Diário Online
 | João Gomes/Comus
| João Gomes/Comus

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 segue no Pará. O plano de vacinação para os profissionais de educação, por exemplo, foi antecipado e eles foram incluídos na 3ª fase, para que assim, possa se garantir o retorno seguro e gradual das atividades escolares.

Em Ananindeua, pessoas com comorbidade de todas as idades, acima de 18 anos, já foram vacinadas.

Em Belém, nesta quinta- feira (27) e sexta-feira (28), serão vacinadas pessoas com deficiências permanentes, nascidas de 1982 a 2003 (1ª chamada) e nascidas de 1962 a 1981 (2ª chamada), além de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), a partir de 18 anos de idade, independente de comorbidade (3ª chamada).

Porém, muitas dúvidas estão surgindo sobre quem tem direito a se vacinar contra a Covid-19 por problemas de visão.

Na última terça-feira (25), por exemplo, uma internauta usou as redes sociais para perguntar: "@EdmilsonPSOL  com quantos graus de miopia pode ir se vacinar?".

Através do Twitter, o perfil oficial do Prefeito de Belém respondeu: "Não está definido um grau. O critério é: pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (se utiliza óculos ou lentes de contato, esta avaliação deverá ser feita com o uso dos óculos ou lente). #EquipeEd". A resposta acabou gerando ainda mais dúvida na população. 

@EdmilsonPSOL com quantos graus de miopia pode ir se vacinar? https://t.co/RwtsF94tEq

— noodle (@nenimiranda) May 25, 2021

Nesta quinta-feira (27), o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém, Cláudio Salgado, explicou quem tem direito a vacinação por problemas de visão. “Pessoas com deficiência visual são aquelas cegas, que não enxergam, ou aquelas que mesmo colocando óculos também não conseguem enxergar. Então você simplesmente ter necessidade de usar óculos para corrigir grau de miopia, astigmatismo, e com essa correção você consegue enxergar, isso não define que você deve ser vacinado”. 

Veja o vídeo completo:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias