Terça, 27 de Julho de 2021 (94) 99153-9530
Xinguara VERANEIO 2021

Prefeitura proíbe realização de eventos na praia do pontão

A decisão de proibir qualquer movimentação Pontão do Araguaia, frustrou todos os que já se preparavam para a curtição do período.

16/06/2021 11h01 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Integrada Fonte: Portal Manancial
Vista aérea do Pontão do Araguaia. Foto: Alan Gomes/Flávio Marques
Vista aérea do Pontão do Araguaia. Foto: Alan Gomes/Flávio Marques

O prefeito de Xinguara Moacir Pires de Faria (PL) baixou decreto proibindo qualquer movimentação veranista na praia do Pontão do Araguaia, no distrito São José. O descumprimento das determinações previstas no decreto, além das penalidades previstas no artigo 268 e artigo 330 do Código Penal, acarretará as devidas sanções administrativas, civil e penal do agente infrator, advindas do Poder de Polícia e multa.

O período de veraneio na praia do Pontão é bastante movimentado no município em todo o mês de julho, porém está suspenso desde o ano passado após o surgimento da pandemia do novo Coronavírus.

Ilha do Cavalo. Foto: Arquivo Manancial

A justificativa do gestor municipal, visa, contudo, proteger a população contra os avanços da doença no município.

Conforme o Decreto n. 461/2021, está proibida a realização de eventos na praia, bem como o exercício de atividades econômicas nas areias das praias e nos logradouros, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante, o comércio de alimentos, bebidas alcoólicas e produtos por meio de veículos automotores, rebocáveis ou movidos à propulsão humana.

Além disso, está proibida a instalação de acampamentos, a permanência de indivíduos nas areias das praias, em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes coletivos; a instalação de acampamentos, bares e restaurantes.

Foto: Arquivo Manancial

A medida nesse período de veraneio, conforme o governo, objetiva coibir a propagação do coronavírus (Covid-19), razão pela qual se faz necessária uma atuação conjunta mais enérgica. Para cumprimento das medidas os órgãos fiscalizadores poderão aplicar sanções ao descumprimento das determinações.

A fiscalização de todas as regras impostas no decreto será exercida pelo órgão de Vigilância Sanitária do Município, pelo Departamento Municipal de Trânsito, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo, Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, bem como pelos demais órgãos detentores do poder de polícia, que deverão trabalhar em conjunto com a devida aplicação de suas legislações específicas

Insatisfação

Basta acompanhar o grupo de watsApp São José para ter certeza do descontentamento com o decreto do executivo. “Se for para tirar as pessoas dos acampamentos, terá que primeiro retirar as pessoas dos chalés”.

“O prejuízo é só para os pequenos que não podem comercializar nada, mais os grandes estão por aí e ninguém diz nada. Muito inclusive vem no comércio sem mascara desrespeitando as normas sanitárias”.

São declarações de quem sempre aproveita o período para descolar uma grana extra e já não aguenta mais essa onda de pandemia que assola todo o planeta.

Foto: Divulgação

HISTÓRIO (Manancial/G1)

Xinguara é um município estratégico na região sul do Pará e fica a 245 quilômetros de Marabá e a 920 km de Belém. O Pontão sempre é destino de turistas de diversas partes do Brasil. O lugar reúne 20 ilhas. Há até a opção de passeio de helicóptero.

Durante o veraneio as praias do Pontão atraem turistas do Pará e de outras regiões do país. O lugar reúne 20 ilhas. Há até a opção de passeio de helicóptero.  Em média mais de cem mil pessoas passem pelo local durante o período.

Tendo como ponto de partida Xinguara, são 40 quilômetros pela BR-155. Depois disso, há uma estrada de chão, e são 65 quilômetros até chegar ao distrito de São José, onde está o Pontão.

São José é uma vila simples. Daqui seguimos de barco por 8 minutos até chegarmos ao Pontão, um arquipélago, situado entre a região sudeste do Pará e o estado do Tocantins.

A área foi batizada assim pelos visitantes que consideravam o lugar um ponto ideal para o veraneio.

Acampar debaixo das árvores ou na areia em uma das vinte ilhas do Pontão continua sendo a opção mais procurada pelos visitantes. Nesse período, famílias inteiras montam a sua morada de verão na matinha.

Também pudera, no Pontão, quem não quiser navegar pelo rio, pode passear de helicóptero e curtir visão privilegiada, ou participar de torneios esportivos. Há ainda shows musicais e atrações noturnas no palco montado na areia.

Veja aqui o Decreto governamental

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias