Terça, 27 de Julho de 2021 (94) 99153-9530
Cidades REGATE

Trabalhadores são encontrados em situação análoga à escravidão em São Felix do Xingu

Os alojamentos eram feitos de lona e não haviam sequer instalações solitárias

08/07/2021 00h21
Por: Redação Integrada Fonte: Com informações do Jornal Folha do Progresso/Roma News
Terra do Meio 1 - Crédito: Reprodução/ Portal Hiroshi Bogéa Online
Terra do Meio 1 - Crédito: Reprodução/ Portal Hiroshi Bogéa Online

Na manhã desta quarta-feira, 07, cinco trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão no município de São Felix do Xingu. Os funcionários foram encontrados condições degradantes de trabalho e de vivência em fazenda localizada na zona rural da região.

Na fazenda onde os trabalhadores foram resgatados, a equipe localizou oito pessoas e cinco delas em condições de trabalho precárias. Parte do trabalho incluía na construção de cercas e currais, para a qual realizavam a derrubada de madeira nativa extraída no próprio estabelecimento, utilizando-se de motosserras com que preparavam unidades de mourões, mancos, réguas e estacas.

As relações de trabalho eram informais, não havendo quaisquer vínculos regularizados e o pagamento de salários era irregular. Durante a verificação física, os auditores-fiscais do Trabalho, foi constatado que os trabalhadores estavam alojados na mata, próximo de onde estavam trabalhando. Os alojamentos consistias em dois barracos de lona, com plásticos que serviam como coberturas, amarrados às árvores e sem fechamento lateral ou piso.

As roupas, malas, mochilas e objetos pessoais encontravam-se, conforme constatou a fiscalização, penduradas em varais improvisados, ou jogados no chão. Os trabalhadores também não dispunham de instalações sanitárias. Nos barracos não havia local adequado para as refeições, o que obrigava os trabalhadores a se alimentar sentados em tocos de árvores segurando seus pratos na mão.

O alimento era comprado pelo empregador, fornecido aos trabalhadores que recebiam os descontos nos salários e ficava armazenado em estantes improvisadas com com galhos, expostos a insetos e animais. A única iluminação existente era a natural, do sol; à noite os trabalhadores utilizavam velas e lanternas pessoais.

Apesar de haver riscos no manuseio de ferramentas e motosserras, não havia quaisquer ações de segurança e saúde no trabalho, sem fornecimento de qualquer equipamento de proteção individual ou treinamento para o trabalho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de São Félix do Xingu - PA
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias