Terça, 27 de Julho de 2021 (94) 99153-9530
Xinguara FÓRUM DE XINGUARA

27 anos depois: a promessa de construção do Palácio da Justiça de Xinguara está de pé.

A construção do Palácio da Justiça de Xinguara é de grande relevância para a sociedade, pois irá oferecer melhores condições de trabalho para os advogados e para os servidores e melhor acesso à Justiça para a população.

20/07/2021 23h16 Atualizada há 6 dias
Por: Redação Integrada Fonte: Moraes Filho
Essa maquete digital da obra continua a mesma de 2015
Essa maquete digital da obra continua a mesma de 2015

Após 27 anos do primeiro passo a construção do novo Fórum de Xinguara continua sendo manchetes de jornais em toda a região. Desta vez, o governador Helder Barbalho (MDB), assinou convenio para que a obra saia da promessa para a realidade.

Tudo começou na gestão do então prefeito Elviro Faria Arantes, em 1994, quando o gestor fez a doação do terreno localizado na antiga quadra do GETAT- Grupo Executivo das Terras do Araguaia-TO, na Avenida Xingu.

O Portal Manancial apurou que o terreno doado tem 1.600 m², e teve sua origem por meio de um projeto de lei de autoria do então vereador Floriano Dias de Lima.

Área pertencente à Justiça para construção do Fórum. Foto: Portal Manancial

Vale lembrar que em dezembro de 2013, portanto, 19 anos depois, a então desembargadora Luzia Nadja Guimarães fez o anuncio de que a construção do novo Fórum do município constava no cronograma de obras para 2014. O que não aconteceu.

O interessante disso tudo é que a construção do fórum foi debatida como demanda prioritária durante o 1º Colégio dos Presidentes de Subseções da OAB, naquele ano.

Em 29 de janeiro de 2015, uma equipe do TJE veio à Xinguara e fez o lançamento da pedra fundamental para construção do novo Fórum do município. Mas só ficou nisso mesmo.

Momento do lançamento da pedra fundamental da obra. Foto: Manancial

O segundo maior da região

De acordo com o TJ-PA o projeto da construção do Fórum é inovador, a estrutura contará com dois pavimentos, quatro varas cível e criminal, salão de júri, climatização, estacionamento para funcionários e para o público. O projeto segue o padrão de exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a conclusão da obra,  Xinguara terá o segundo maior Fórum da região Sul do Pará, ficando atrás apenas da comarca de Marabá. 

Como detalhe, em 2015 o TJE anunciou que o orçamento estava liberado para a construção ainda naquele ano, mas também nada aconteceu.

A construção do Palácio da Justiça de Xinguara é de grande relevância para a sociedade, pois irá oferecer melhores condições de trabalho para os advogados e para os servidores e melhor acesso à Justiça para a população.

Durante esse tempo, muitos foram os pedidos feitos pela OAB/Subseção Xinguara ao TJE. A mais recente foi através de documentário em vídeo, onde o presidente, Dr. Evandro Santana, mostrou a grande necessidade com pedido de urgência da construção do novo fórum.

“Mostramos a realidade da nossa comarca e esperamos que, dessa vez se tenha o inicio e conclusão dessa obra tão importante para todos”, disse Evandro.

Nova promessa

Em fevereiro deste ano, uma nova expectativa se formou em torno dessa obra tão importante para os serventuários da justiça. O governador Helder Barbalho (MDB) assinou convênio para que, por meio da SEDOP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), seja realizada a construção da sede do Poder Judiciário do município.

É uma antiga demanda da população, especialmente de quem precisa de atendimento judicial nas instalações do espaço forense.

Bel. Dr. Adhemar Pereira Torres

Área nobre

Uma das mais importantes personalidades do meio jurídico no município é o comendador e Bel. Dr. Adhemar Pereira Torres, oficial do Cartório do Único Oficio. Embora sendo natural da cidade de Itaporã (TO), onde é reconhecido por suas atividades em favor da cultura e das tradições de Itaporã, Torres foi o primeiro advogado a representar os trabalhos da justiça paraense na região sul do Pará, em meados de 1999. Conhecedor dos anseios de sua classe para melhor desempenho dos trabalhos da justiça, Torres acredita que essa obra vai ser concretizada.

Sem duvida alguma Adhemar sempre foi um lutador para que Xinguara possa ter um local adequado para o desempenho dos serviços da Justiça.

Em conversa com o Portal Manancial ele lembra que a área onde será construído o Fórum é uma área nobre da cidade, e que isso foi um pedido do saudoso presidente do Tribunal, Desembargador Humberto de Castro. “Dr. Humberto defendia que o prédio do Fórum de Xinguara, teria que ser construído em uma Avenida e não em uma ponta de Rua, e estamos vendo uma área para a construção do Palácio da Justiça de Xinguara na melhor Avenida da cidade”, explicou Adhemar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Xinguara - PA
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias