Quinta, 02 de Dezembro de 2021
°

-

Cidades INAUGURAÇÃO

Unifesspa inaugura restaurante com capacidade para 2 mil refeições diárias

Reitor Francisco Ribeiro revela que principal objetivo do restaurante é diminuir os índices de evasão de estudantes carentes. Prédio tem área de 870 m²

15/10/2021 às 17h13 Atualizada em 15/10/2021 às 17h21
Por: Redação Integrada Fonte: (Portal Debate Carajás e TV Criativa Online)
Compartilhe:
Fachada do Restaurante Universitário, no Campus III da Unifesspa, em Marabá | Foto: Vinícius Soares/Portal Debate Carajás
Fachada do Restaurante Universitário, no Campus III da Unifesspa, em Marabá | Foto: Vinícius Soares/Portal Debate Carajás

Uma espera de anos da comunidade acadêmica de Marabá foi finalmente encerrada na manhã desta sexta-feira (15), com a inauguração do Restaurante Universitário no Campus III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A construção do Restaurante Universitário foi iniciada no segundo semestre de 2017 e concluída em 2020. O prédio possui área de 870 m². O evento de inauguração do RU foi bem discreto, acompanhado por professores, estudantes e políticos, que celebraram o momento diante de poucos convidados.

De acordo com o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Francisco Ribeiro, o restaurante terá capacidade para servir 2 mil refeições diariamente. Ele também revelou que a data escolhida para a inauguração era simbólica, em vista da passagem do Dia do Professor (15 de outubro).

Ainda segundo o reitor, o objetivo do Restaurante Universitário é promover a permanência estudantil, que é um eixo estratégico da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “O objetivo é mudar o quadro da evasão. Muitos estudantes deixam a universidade porque não têm o que comer. O nosso objetivo com o RU (Restaurante Universitário) é tentar manter o estudante dentro da universidade”, argumenta.

Para Maysa Carvalho, representante do corpo discente da Unifesspa, a inauguração do restaurante era um clamor antigo da comunidade acadêmica. “A batalha estudantil pelo RU vem desde 2010, quando a Unifesspa ainda era UFPA. Então em 2010, os estudantes começaram a travar a batalha pelo RU, que é um direito estudantil”, afirma ela, destacando os 11 anos de espera pelo restaurante.

No momento, o restaurante ainda não está servindo refeições, mas isso deve acontecer a partir do retorno das aulas presenciais na Unifesspa, previsto para 2022.

Quando estiver em funcionamento, o restaurante deve servir café da manhã, almoço e jantar. Para ter acesso, o acadêmico deve ter cadastro ou carteirinha na Unifesspa, a exemplo de outros restaurantes universitários. Os valores das refeições ainda não foram divulgados, mas os preços praticados devem ser populares. Cotistas podem ser isentos do pagamento pelas refeições.

Os serviços prestados no Restaurante Universitário serão realizados por empresa terceirizada, selecionada mediante processo licitatório de concessão do espaço físico e de equipamentos do RU, sujeitos ao acompanhamento e fiscalização do Departamento de Gestão dos Espaços de Alimentação Coletiva (DEGEALC). 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias