Quinta, 02 de Dezembro de 2021
°

-

Mundo Cristão REVERÊNCIA

Senado aprova novo feriado nacional em homenagem a Irmã Dulce; veja a data

O relator do projeto, senador Flávio Arns (Podemos-PA), ressaltou que esse dia já é tradicionalmente voltado à lembrança de Irmã Dulce na Bahia.

23/11/2021 às 08h07
Por: Redação Integrada Fonte: UOL
Compartilhe:
Reprodução/Site da Osid
Reprodução/Site da Osid

Foi aprovado um projeto de lei pela Comissão de Educação do Senado que cria o feriado de Santa Dulce dos Pobres, em homenagem a Irmã Dulce. De acordo com a proposta, o dia a ser celebrado anualmente será 13 de março. O projeto é do senador Angelo Coronel (PSD-BA). A proposta agora precisa ser analisada na Câmara dos Deputados e, se aprovada, de sanção presidencial para entrar em vigor.

Irmã Dulce foi canonizada em outubro de 2019, 27 anos após a sua morte, e é a primeira santa genuinamente brasileira. Conhecida como "Anjo Bom da Bahia", Santa Dulce dos Pobres tem o dia comemorado em 13 de agosto. O dia 13 de março foi escolhido por ser o dia da morte da religiosa. O relator do projeto, senador Flávio Arns (Podemos-PA), ressaltou que esse dia já é tradicionalmente voltado à lembrança de Irmã Dulce na Bahia.

Nascida em Salvador, em 26 de maio de 1914, foi batizada como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes. Desde jovem, ela já demonstrava inclinação à vida religiosa e ao auxílio dos pobres. Em 1933, foi aceita como noviça na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, no estado de Sergipe.

Em 13 de agosto de 1933, fez a sua profissão de fé e, enfim, tornou-se freira, daí nasce sua data litúrgica. Escolheu o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe, Dulce Maria de Souza Brito, morta quando a freira tinha apenas sete anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias