Quarta, 19 de Janeiro de 2022
°

-

Xinguara TRAGÉDIA EM SÃO JOSÉ

Araguaia - Canoa afunda deixando um morto e três desaparecidos

Até o fechamento desta edição, o vereador de Xinguara, Maurisan Alves, um dos nove tripulantes, não havia sido encontrado.

05/12/2021 às 02h29 Atualizada em 14/12/2021 às 07h20
Por: Redação Integrada Fonte: Moraes Filho, com informações do Grupo de Amigos São José
Compartilhe:
Vereador Maurisan, continuam desaparecido junto com a esposa Simone e o amigo Jorginho.
Vereador Maurisan, continuam desaparecido junto com a esposa Simone e o amigo Jorginho.

De acordo com informações procedentes do Distrito São José, município de Xinguara, uma canoa afundou por volta das 16h deste sábado (4), e dentre as vitimas está Maurílio um dos filhos do vereador xinguarense Maurisan Alves de Araújo (PDT), encontrado boiando nas águas do Araguaia. A tragédia pode ter feito outras vitimas, pois três pessoas continuam desaparecidas.

Comenta-se que na canoa havia nove pessoas, cinco foram resgatadas, uma criança morta e três desaparecidas, sendo o vereador Maurisan, sua esposa Simone do Amparo de Moraes e um amigo de prenome Jorginho. As buscas encerraram-se com o chegar da noite e recomeçará na manhã deste domingo.

Um relato dramático por meio de áudio, feito por uma senhora do distrito, conta que o acidente aconteceu a cerca de 300 metros do local de destino dos tripulantes da embarcação. “Quem falou os detalhes foi o Pedro Henrique filho mais velho do vereador Maurisan”, explica. Pedro Henrique teria contado que no momento do acidente ventava forte e um grande banzeiro criou grandes ondas ao ponto de afundar a embarcação.

Muitos teriam assistido à distância o momento do naufrágio. Quando a embarcação afundou tapetes flutuaram e dois dos sobreviventes se apegaram e conseguiram chegar à margem.

Um dos sobreviventes contou que o vereador Maurisan tentou salvar o filho mais novo - Maurílio -,o colocando sobre uma tampa de isopor, mas a tampa quebrou obrigando o vereador a colocar o filho no pescoço, porém, não conseguiu chegar a margem. “Eu moro há 17 anos aqui e nunca tinha visto as águas do Araguaia tão agitadas como hoje na hora do acidente”, disse uma moradora.

No Distrito é grande a comoção devido a natureza do acidente, que além da criança, poder ter ceifado a vida do vereador, de sua esposa e do amigo. O vereador é natural de Miracema no Tocantins e mora no distrito desde 1999. No pleito de 2020 candidatou-se e foi eleito em 2020 com 358 votos.

Alguns acreditam que os desaparecidos serão encontrados vivos, mais os que presenciaram a tragédia, pensam diferente devido à agitação das águas naquele momento. Mais detalhes a qualquer momento.

Simone

Atualização as 12h46 - As buscas pelos desaparecidos em São José recomeçaram às 5h da manhã. Até o momento só encontraram o corpo da senhora Simone que estava as proximidades da praia. Permanecem desaparecidos o vereador Maurisan e seu amigo Jorginho.

Apoio - Desde as primeiras horas do ocorrido, o governo municipal vem dando apoio, tanto nas buscas quanto aos familiares das vitimas. Um médico e uma enfermeira reforçam o atendimento no posto de Saúde local; Bombeiros estão auxiliando; o prefeito, o vice e secretários de governo estão presentes no distrito, bem como os vereadores que estão empenhados para encontrar o colega Maurisan, que permanece desaparecido. 

Atualizado as 17h12 - O corpo da jovem senhora Simone do Amparo, está sendo velado em Xinguara, na Rua Marechal Cordeiro de Farias, 345 - Centro. Já o corpo do menino Maurílio, está sendo velado no Distrito São José.

Um dos momentos do trabalho de busca pelo vereador Maurisan, vitima do naufrágio ocorrido neste sábado 4, no distrito São José.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias