Quarta, 19 de Janeiro de 2022
°

-

Geral ACIDENTE AEREO

Avião cai após a asa ‘dobrar’ para cima e quebrar em pleno voo no Tocantins

Uma imagem impressionante capturada no Tocantins mostra um avião agrícola sofrendo uma quebra de asa em pleno voo.

12/12/2021 às 01h00 Atualizada em 12/12/2021 às 01h18
Por: Redação Integrada Fonte: Manancial com Aeroin
Compartilhe:
Cena do vídeo impressionante que você logo abaixo
Cena do vídeo impressionante que você logo abaixo

O caso aconteceu na cidade de Lagoa da Confusão, no sul do Tocantins, não distante da divisa com o Mato Grosso e Pará. No vídeo, é possível ver uma aproximação a baixa altura de um avião Embraer Ipanema, o mais utilizado para pulverização aérea no país.

A aeronave prosseguia para um procedimento conhecido como “alijamento”, em que despeja o líquido que o avião leva, mas, por alguma razão ainda a ser explicada, após um comando de subida, as asas do Ipanema torcem para cima e dobram sobre a aeronave, causando a perda imediata de sustentação e a queda.

De acordo com a empresa dona da aeronave, que confirmou a queda, o piloto está se recuperando e recebendo a assistência necessária.

Imagem: Aeroin

Mas um áudio, supostamente atribuído ao piloto da aeronave, diz que ele teria quebrado o braço, clavícula, algumas costelas e o joelho, saindo sem nenhum ferimento na região da cabeça ou dano em algum órgão vital.

As imagens abaixo mostram o momento de subida da aeronave, onde existe um aumento da carga nas asas e o consequente colapso. Aeronaves agrícolas são muito manobráveis e a asa não deveria simplesmente quebrar dessa forma. Uma investigação poderá dizer o que contribuiu para que a asa da aeronave não aguentasse tal força.

Imagem: Aeroin

O vídeo foi feito no último dia 5, mas as imagens só vieram à tona agora, após serem compartilhadas nas redes sociais.

A empresa foi contratada para pulverizar a plantação. O piloto resolveu fazer um teste antes, já que o tempo estava chuvoso. No vídeo, o avião despejava água sobre a plantação enquanto as asas dobram.

A Secretaria de Segurança Pública informou na época que uma equipe da 58ª Delegacia esteve no local para apurar as causas do acidente. A investigação segue em aberto.

Imagem: Aeroin

Milagre

Logo após o colapso das asas, o cinegrafista se desespera com a cena e corre para o avião. Outras fotos foram compartilhadas nas redes sociais mostrando o estrago da aeronave após a queda. Elas corroboram com o que alguns dizem ter sido um “milagre” o piloto ter superado tamanho impacto.

A parte da frente está toda destruída e existe muita lama pela fuselagem, indicando um forte impacto com o solo.

O avião do acidente tem matrícula PT-UZI e pertence à Aero Imagem Aviação Agrícola LTDA, e segundo a ANAC estava regular.

Cena do vídeo impressionante que você logo abaixo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias