Quarta, 19 de Janeiro de 2022
°

-

Xinguara BUSCA ENCERRADA

Bombeiros encerram buscas, mas vereador e seu amigo continuam desaparecidos no rio Araguaia.

Suplemente do distrito Rio Vermelho deverá ocupar vaga, em caso de Vacância.

12/12/2021 às 21h29 Atualizada em 14/12/2021 às 07h20
Por: Redação Integrada Fonte: Jornal Manancial
Compartilhe:
Imagem: Defesa Civil/Xinguara
Imagem: Defesa Civil/Xinguara

Após nove dias o Corpo de Bombeiros deu por encerrado os trabalhos de  busca das duas vítimas do Araguai naufrágio ocorrido no último sábado (04), no rio Araguaia, município de Xinguara, sul do Pará.  O vereador Maurisan Alves de Araújo, de 51 anos, e seu amigo, Jorge Rui Souza Alves, o “Jorginho”, 42 anos, seguem desaparecidos e sem qualquer vestígio de seus paradeiros.

“São nove dias de intenso trabalho nas buscas e não tem mais nada a fazer, afinal não faltou apoio político e nem de voluntários na tentativa de encontrar Maurisan e Jorginho. Lamentavelmente não tivemos êxito”, explicou o vereador Cleomar da Vale, do município de Xinguara.

Logo após o acidente, iniciou as buscas, todavia somente o filho Maurílio de Lima Araújo, de seis anos e a esposa do vereador foram encontrados. Maurílio ainda no mesmo dia e Simone no dia seguinte, dois quilômetros após o local da tragédia. Nove pessoas estavam na voadeira, cinco conseguiram sobreviver.

Equipe de busca durante nove dias. Foto: Defesa Civil/Xinguara

Uma grande mobilização foi montada para tentar encontrar os desaparecidos. Mergulhadores de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), Capitania dos Postos, Polícia Militar e equipes do 10º Grupamento Bombeiro Militar, de Redenção, auxiliaram no trabalho de busca.

Também participaram voluntários da comunidade, barqueiros, Polícia Militar e Defesa Civil de Xinguara, e os municípios de Araguanã (To), Piçarra, Xambioá, São Geraldo e Itaipava que auxiliaram na busca pelo vereador e seu amigo Jorginho.

Vereador Maurisan e Jorge Rui Souza (JorGinho) 

O Jornal Manancial apurou que as equipes chegaram a percorrer 90 quilômetros por água até os municípios de Xambioá e São Geraldo. Neste sábado (11), uma equipe saiu de São José até São Geraldo e de lá foram de barco até os municípios de Brejo Grande e São Domingos, mas nada encontraram. Outras equipes ficaram nas localidades Itaipava

e distrito São José onde realizaram varredura completa com apoio de aeronave, mergulhadores, bombeiros fazendo busca na superfície, e outra vez nada foi encontrado, nem mesmo a embarcação.

Dificuldades

O trabalho de busca aos desaparecidos encontrou obstáculos permanentes, pois além das pedras existentes a chuva não deu trégua.  O Rio Araguaia é marcado por muitas pedras, ilhas, forte correnteza. De Entre os participantes das buscas, ninguém descarta a possibilidade dos corpos terem sido levados para bem longe.

Durante entrevista a imprensa o comandante do distrito de São José do Araguaia da Polícia Militar, cabo Adlevan de Oliveira, adiantou as dificuldades previstas durante as buscas. “O Rio Araguaia possui muitas peculiaridades e não descarta a possibilidade dos corpos estarem presos a objetos no fundo do rio ou, em caso extremos, presos em algum animal aquático. Esse rio tem jacaré e Pirarara, que é um peixe que come pessoa. Aqui tem muita piranha também. É uma hipótese”, afirmou o policial.

Buscas seguem por vereador e amigo dele (Reprodução / Redes Sociais)

Depois de nove dias sem sucesso, ao meio dia deste domingo (12), a equipe de bombeiros encerrou seus trabalhos de busca no rio Araguaia.

Os militares se despediram do distrito agradecendo o apoio recebido da Prefeitura de Xinguara e de demais que se envolveram na tarefa de tentar resgatar Maurisan e Jorginho.

O vereador Maurisan Alves é natural do Tocantins e foi eleito vereador de Xinguara, ano passado pelo partido (PDT). Ele completaria 52 anos no próximo dia 20.

No dia do acidente ele estava voltando de uma comemoração com familiares e amigos quando, a voadeira que é uma embarcação de pequeno porte foi atingida por um banzeiro que levou ao fundo a embarcação.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental abriu inquérito para apurar a causa do acidente.

A vacância na Casa Legislativa

Com os trabalhos de busca encerrados no rio Araguaia, já se fala sobre o substituto da vaga deixada por Maurisan Alves (PDT), na câmara municipal. Caso se confirme a Vacância na Casa Legislativa, a expectativa é que o suplente Sergio Reis Dos Santos (Potó) do distrito Rio Vermelho, assuma.

Como detalhe, não teve coligação no pleito passado e Potó é o terceiro mais votado do PDT Vejamos: 1º Adair Marinho – 435, Maurisan –358 e Potó –310.

Nesta segunda-feira (13/12), a reportagem estará na câmara colhendo novas informações sobre o assunto.

Equipes que se movimentaram durante nove dias

                                                         Coordenador Geral da Defesa Civil da Cidade de Xinguara - Sr Gilmar Ferreira.

Equipes públicas:

 Marinha (CPAOR):

Sgt Sampaio

Sgt Josenildo

CB Kayan

MN Costa Lima

10º GBM Bombeiros de Redenção:

SG - Montes

SG - Gedeon

SD - Lucas

SD - Faustino

Mergulhadores do 1º GPT Marítimo Fluvial Belém:

SG Gonzaga

CB Daleno

CB Viana

Polícia PM/PA:

Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp)

Aeronave:

PR-SCG - Helibras - AS-350B-2 - Esquilo

Tripulação:

Ten Cel Icassati

Ten Cel Paulo Cesar

S Ten Galvão

Sgt Carvalho

CB Marcos Vinicius

PM local:

CB  Adlevan

CB Coutinho

SD Ângelo

SD Dias

Defesa Civil:

Coordenador Geral Cidade de Xinguara

Sr Gilmar.

Meios: Embarcações tipo "rabeta" dos Ribeirinhos locais, nenhuma embarcação pública e Aeronave.

Local: Rio Araguaia no Distrito de São José do Araguaia / Distrito de Xinguara.

Lat 06º 53' 20.00" S

Log 49º 09' 10.35" W

Horários das buscas:

7h - 17h30

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias