Quarta, 19 de Janeiro de 2022
°

-

Saúde COMBATE AO SURTO

Butantan inicia produção de vacina contra gripe atualizada para H3N2

O instituto também explica que a nova vacina contra a influenza será trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B.

05/01/2022 às 09h50
Por: Redação Integrada Fonte: Com informações da CNN Brasil
Compartilhe:
Crédito: Murilo Sena/Fapesp
Crédito: Murilo Sena/Fapesp

Nesta terça-feira, 4, o Instituto Butantan anunciou que está produzindo uma nova vacina contra a gripe que deve conter a atualização contra a cepa do vírus influenza H3N2 e o subtipo Darwin. Segundo o Butantan, os imunizantes serão distribuídos no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda este ano após o crescimento expressivo de casos em todo o país desde o final de 2021.

O instituto também explica que a nova vacina contra a influenza será trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B. Esta versão atualizada do imunizante é importante para o combate do surto de influenza H3N2.

Tradicionalmente, o Butantan já produz 80 milhões de doses de vacina contra influenza que são utilizadas na campanha nacional de vacinação. No entanto, por ser uma doença sazonal, o imunizante contra a gripe é atualizado a cada ano baseado em relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul.

Desta vez, na nova versão da vacina, a H1N1 é a única cepa que continua presente na substância: “Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, informou o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira.

Além desta versão atualizada, uma versão tetravalente da vacina da gripe, que contém duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B, também está sendo trabalhada. Acredita-se que o imunizante deve substituir a versão trivalente no futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias