Na última segunda-feira, uma mulher de 28 anos deu à luz quíntuplos em uma maternidade de São Paulo. Considerado comum em casos de nascimentos múltiplos, os bebês nasceram de forma prematura, após 29 semanas de gestação.
A mãe dos quíntuplos, Yanike Piera de Cassia, já é mãe de dois filhos, de cinco e três anos de idade. Junto da família, ela precisou organizar uma vaquinha na internet para ajudar com os custos de fraldas e outros gastos com os bebês após descobrir a gravidez dos cinco, que se chamarão Isabella, Madalena, Helena, Enrico e Ravi. A nova mãe e os bebês passam bem.
Raridade
O caso de Yanike é considerado muito raro por ser uma gravidez natural, sem intervenção médica. A chance disso acontecer de forma natural é de 1 em 60 milhões de partos: “Gestações de múltiplos são, na maioria, prematuras e trazem riscos associados, como diabetes para a mãe e de perda dos bebês”, explica a médica Enoch Quinderé de Sá Barreto.
Yanike foi internada no fim de 2021 para acompanhamento na unidade de saúde, mas após a equipe médica monitorar a saúde da mãe dos bebês, decidiram pela cirurgia cesariana eletiva.
A equipe completa do parto contou com mais de vinte profissionais. O nascimento também foi transmitido no anfiteatro do hospital para profissionais e estudantes da unidade.
Mín. ° Máx. °