Sábado, 28 de Maio de 2022
Política NOVOS PLANOS

PL, PP e Republicanos são as siglas que mais ganharam deputados federais na janela partidária

Partidos que integram o Centrão e estão na base de apoio do governo Bolsonaro angariaram 56 congressistas para sua base de apoio.

06/04/2022 às 22h56 Atualizada em 06/04/2022 às 23h15
Por: Redação Integrada Fonte: Com informações do G1
Compartilhe:
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Com o encerramento da janela partidária de 2022 na sexta-feira, 8, o bloco dos chamados partidos governistas terminou como o grupo partidário que registrou a maior entrada de deputados para o período. Ao todo, os partidos PL, Republicanos e PP trouxeram juntos para seus quadros 56 deputados.

O líder de engajamento de parlamentares é o PL, impulsionado principalmente pela filiação do presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2021. Foram 33 cadeiras adicionadas desde o dia 3 de março, quando a janela começou. Agora, a nova sigla do presidente possui a maior bancada da Casa com 75 nomes.

De acordo com a lei, deputados federais só podem trocar de partido sem perderem o mandato durante o período da janela partidária, fora dele período, é preciso que o político entre com um processo para se desincompatibilizar e manter o cargo ao ir para um outro partido.

No partido Republicanos, do vice-presidente Hamilton Mourão, que assinou a ficha de filiação no dia 16 de março, entraram 15 congressistas ingressaram na legenda. Já no PP, do ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, a bancada passou da 4ª força na Câmara dos Deputados para a 2ª maior, atrás somente do PP, ao somar mais 13 integrantes e chegar a 56 parlamentares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias