Sábado, 28 de Maio de 2022
Saúde INUSITADO

Menino nasce com dois pênis e passa por cirurgia para retirar o maior

Caso foi publicado na edição de março da revista Journal of Pediatric Urology. Médicos optaram pela retirada do pênis menos funcional. Caso ocorreu em São Paulo (SP)

24/04/2022 às 09h04 Atualizada em 24/04/2022 às 09h06
Por: Redação Integrada Fonte: Com O Liberal
Compartilhe:
Menino nasce com dois pênis e passa por cirurgia para retirar o maior

Um caso raro e inusitado foi registrado em São Paulo (SP) e publicado na edição de março da revista Journal of Pediatric Urology. Um menino brasileiro de dois anos nasceu com dois pênis e foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um deles. O caso foi descrito por médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com informações do portal Metrópoles.

A condição, denominada de difalia, afeta um em cada seis milhões de homens no mundo. A condição pode ser parcial, quando um pênis é muito menor ou deformado; apenas com a duplicação da glande; ou completa, quando ambos os órgãos são bem desenvolvidos, como ocorreu no caso do menino.

Segundo o que foi descrito no artigo publicado na revista, os dois pênis da criança eram semelhantes e funcionais. Por isso, inicialmente a equipe planejava preservar o maior, do lado esquerdo. A mãe do menino alertou à equipe, no entanto, de que o filho urinava apenas pelo pênis menor.

Após uma bateria de exames, foi comprovado que a uretra do maior era muito estreita para a passagem da urina. Os médicos optaram, então, pela funcionalidade e não pelo tamanho, com a remoção completa do órgão maior. O artigo não detalha por que a família demorou dois anos para fazer a cirurgia ou se o paciente terá dificuldade para ter ereções no futuro. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias