A polícia federal investiga o crime de fraude em licitações que visam o uso de recursos do FUNDEB nas cidades de Xinguara e Redenção, Sudeste do estado.
Segundo as investigações da polícia federal, os recursos federais para investimentos em educação eram o alvo do grupo criminoso. Segundo a polícia, o desvio era feito através de licitações, que podem ter causado um prejuízo de mais de R$ 3 milhões de reais aos cofres públicos.
A operação foi deflagra nesta quarta-feira (27) para que a polícia possa cumprir sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Xinguara, e Redenção. O maior número de mandados, expedido pela justiça federal em Redenção, são contra envolvidos na cidade de Xinguara, e envolvem uma servidora pública.
Imagem: policiais cumprem mandados em imóvel de investigados / Foto: Ascom PF
Entre os investigados, estão empresas prestadoras de serviço para as duas prefeituras, e alguns de seus sócios. A investigação ainda não acabou, e apura a participação de outras empresas e se mais servidores públicos facilitaram as fraudes.
Policiais federais estiveram nos endereços autorizados pela justiça para as buscas. Imagens cedidas pela PF mostram os agentes coletando documentos e equipamentos eletrônicos.
Imagem: policiais que atuam na "Operação Má Impressão" / Foto: Ascom PF
Segundo a polícia, se comprovados os indícios de crime contra o erário público, os envolvidos podem cumprir penas que somadas podem chegar a sete anos, além do pagamento de multa.
Em Xinguara, fontes disseram ao Jornal Manancial que a operação policial investiga fraudes em licitações relativas ao ano de 2014.
Mín. ° Máx. °