Sábado, 28 de Maio de 2022
Xinguara EDUCAÇÃO

Escola Tecnológica é inaugurada em Xinguara

Escola voltada para ensino profissional e tecnológico irá atender 2.400 alunos

14/05/2022 às 13h12 Atualizada em 14/05/2022 às 13h20
Por: Redação Integrada Fonte: Com informações da Ag. Pará
Compartilhe:
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Aproveitando as comemorações pelos 40 anos de emancipação, o Governo do Pará entregou, Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Xinguara (EETEPA). A escola que é a 100ª unidade educacional entregue, permitirá que cerca de 2.400 alunos possam estar se qualificando com ensino superior.

Em Xinguara, o prédio erguido vai promover a capacitação por meios de cursos, como técnico em edificações, técnico em agricultura, técnico em agropecuária, técnico em segurança do trabalho e técnico em informática. Grande como o prédio da EETAPA entregue nesta sexta é o investimento feito pelo Governo do Pará, por meio da Secretária de Estado de Educação (Seduc), que é superior a R$ 315 milhões de reais.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará    

Estrutura

A Escola Técnica tem 12 salas de aula, auditório, 02 laboratórios especiais, biblioteca, anfiteatro, quadra esportiva coberta, bicicletário, recreio coberto, cozinha, despensa, despensa fria, 02 vestiários feminino, 02 vestiários masculinos, cantina, lavagem de utensílios, grêmio, depósito de manutenção de imobiliário, área de carga e descarga, laboratório química, 02 almoxarifados do laboratório, depósito de material pedagógico, laboratório de biologia, laboratório de física, depósito de material multimídia, laboratório de matemática, laboratório de informática, almoxarifado do laboratório de informática, laboratório de línguas, biblioteca, banheiros, sala dos professores, sala de multimídia dos professores, diretoria, coordenação pedagógica, coordenação de estágio, sala de reprografia, almoxarifado, secretaria, auditório, guarita, estacionamento, anfiteatro, motório e bicicletário.

“Eu moro aqui há 30 anos e a entrega dessa escola representa uma evolução para a gente. É uma maravilha ver o desenvolvimento da nossa cidade, o crescimento. Estou apaixonada por esse lugar, representa tudo para meus filhos e meus netos, para a população em geral e para o desenvolvimento em geral da cidade. Queria agradecer o governador e que ele continue trazendo mais e mais para nossa cidade, que precisa de desenvolvimento e crescimento, muito obrigada governador e conte conosco”, disse Nubia Souto, moradora da cidade de Xinguara, que fez questão de participar do momento especial.

A diretora da instituição, Thatiana de Oliveira Silva Júlio, conta que é um sonho antigo, que se torna realidade graças a parceria Estado e Prefeitura.

Thatiana Júlio é diretora da EETEPA de Xinguara Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“No momento que eu assumi a escola ainda estava em processo de conclusão das obras. Nesse momento houve uma retomada por determinação, interesse e compromisso do governador do Estado em reativar essa obra que estava muitos anos parada. Ele entendeu a necessidade e a importância dessa escola para Xinguara e para a região como uma instituição propulsora da qualificação profissional dos nossos jovens e adultos aqui da região. Muitos empregos serão gerados aqui na escola também como contratação de professores e pessoal de apoio, empregos diretos e geração de renda indireta. Então a gente entende a escola não como um espaço apenas educativo, a gente entende como um espaço de desenvolvimento também econômico”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias